A água absorve muito calor sem demonstrar um aumento significativo da temperatura. Devido a essa capacidade, a presença de uma grande quantidade de água nos oceanos ajuda a manter a Terra fresca. Além disso, a evaporação da água dos oceanos e rios ajuda a regular a temperatura da Terra. Se a água e a terra mudassem de lugar, a temperatura da Terra aumentaria muito rapidamente e ficaria mais quente. Grandes partes das massas terrestres se tornariam áridas e secas.
As plantas marinhas fornecem cerca de 70% do oxigênio presente em nossa atmosfera. Sem grandes massas de água, muitas plantas aquáticas desapareceriam rapidamente, o que por sua vez levaria a menos oxigênio na atmosfera. Corpos de água também atuam como um ralo e absorvem o dióxido de carbono que liberamos na atmosfera. Portanto, se houvesse uma porcentagem menor de água, por um lado o oxigênio diminuiria e, por outro, o dióxido de carbono aumentaria na atmosfera. E, como o dióxido de carbono é um gás de efeito estufa, isso também resultaria em um aquecimento global drástico.
A troca de terra e água teria muitos efeitos nas formas de vida da Terra. A temperatura aumentaria drasticamente, a quantidade de oxigênio na atmosfera diminuiria e a quantidade de dióxido de carbono aumentaria. Tudo isso tornaria difícil viver no planeta. E para que animais e plantas pudessem vicejar, eles teriam que se modificar para poder sobreviver e prosperar. Devido à menor disponibilidade de plantas, a taxa de extinção aceleraria com os herbívoros enfrentando mais o peso do que os carnívoros. As condições climáticas também tornariam os animais de sangue frio mais bem-sucedidos do que os de sangue quente.
Com grandes extensões de terra conectadas sem nenhuma interrupção causada por corpos d’água, o transporte terrestre se tornaria mais fácil. Por outro lado, o transporte marítimo seria atingido com força. Os países que dependem da exportação de frutos do mar seriam os piores sofredores.
A água é uma fonte de vida. Com a escassez de água, os países se esforçariam para controlar o máximo de água possível. Essa missão poderia se transformar em uma guerra total. Economias que dependem da vida marinha para a sobrevivência seriam afetadas, e economias que antes não eram dependentes da vida marinha poderiam descobri-la como única fonte de sobrevivência.
Embora todos saibamos que o Monte Everest (8.840 m) é o pico mais alto, na verdade, é o pico mais alto acima do nível do mar. O Mauna Kea, com 10.000 m, é a montanha mais alta se considerarmos todas as montanhas – submersas e acima da água.
Então, se a água e a terra mudassem de lugar O Everest afundaria e a no momento submersa montanha Mauna Kea apareceria, tornando-a o pico mais alto acima do nível do mar.
Acreditamos que a humanidade pode enfrentar qualquer desafio. O que você acha? A humanidade sobreviveria se uma situação tão hipotética surgisse? Conte-nos nos comentários abaixo.