A introdução do conceito de “probióticos” é atribuída a Éli Metchnikoff. Em seu estudo, ele afirmou que camponeses búlgaros que consumiam iogurte viviam mais tempo em geral. Em 1907, ele sugeriu que era possível melhorar a flora intestinal e substituir bactérias ruins por bactérias úteis ao comer alimentos probióticos. Desde então, diferentes pesquisadores provaram que os probióticos podem afetar positivamente vários aspectos de nossa saúde. Gostaríamos de apresentar a você a ideia dos probióticos, explicar como eles podem melhorar sua saúde e expôr fontes incomuns de onde você pode obtê-los.
O que são probióticos?
BACTÉRIAS BOAS / BACTÉRIAS RUINS
Probióticos são microrganismos vivos que se destinam a ter um bom impacto na saúde de uma pessoa. Muitos microrganismos diferentes vivem naturalmente dentro e nos nossos corpos. Na verdade, os microorganismos em nossos corpos superam em número as células humanas em 10 para 1. Esses microorganismos não são necessariamente ruins para a saúde humana, e não devem ser considerados “germes desagradáveis”.
Probióticos podem ser encontrados em alimentos fermentados ou suplementos. Embora haja uma falta de pesquisa sobre probióticos, os estudos existentes mostram que o equilíbrio ou desequilíbrio de bactérias no sistema digestivo está ligado à saúde geral.
Quais são os benefícios para a saúde dos probióticos?
Como vários estudos demonstraram, os probióticos podem melhorar sua saúde de diferentes maneiras. Os benefícios para a saúde dos probióticos incluem perda de peso, saúde digestiva, função imunológica, etc. Entretanto, lembre-se de que nenhum probiótico pode substituir o tratamento médico real.
Acima de tudo, alimentos probióticos têm um impacto muito bom no seu sistema digestivo. Eles podem ajudá-lo a se livrar de inchaço e lidar com síndrome do cólon irritável (SCI), diarreia, etc. Os probióticos também provaram desempenhar um papel no fortalecimento do sistema imunológico, tratando de alergias, eczema, infecções virais e potencializando as respostas de vacinação.
O outro benefício possível dos probióticos é a perda de peso. Um estudo publicado no The British Journal of Nutrition, em 2013, mostrou que os probióticos (particularmente o Lactobacillus ) ajudaram as mulheres obesas que participaram do estudo a atingir a perda de peso .
Os probióticos não apenas melhoram seu sistema digestivo, mas também podem reparar sua saúde mental. Um estudo recente mostrou que uma ingestão de cepas de Bifidobacterium e Lactobacillus por um a dois meses ajudou as pessoas a lidar com a ansiedade, depressão, autismo e TOC – e até estimulou a memória.
Fontes de probióticos
Durante muito tempo, pensamos que a única fonte de probióticos seria o iogurte. Mas na verdade existem outros alimentos probióticos que você pode querer experimentar.
Kombuchá
Kombuchá é um chá fermentado cheio de diferentes bactérias, como Saccharomyces e Gluconacetobacter xylinus . Também contém vitamina B. O Kombuchá tem muitos benefícios para a saúde, incluindo o reforço dos sistemas digestivo e imunológico.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem muitas propriedades surpreendentes e contém probióticos. Não se esqueça de que é ácido, então é melhor não tomar em doses. Você pode adicionar vinagre de maçã em sua comida para evitar sofrer de efeitos colaterais.
Picles são outro alimento probiótico que você pode com que substituir iogurte. Pepinos em conserva podem melhorar a saúde digestiva. Este tipo de alimento é baixo em calorias e contém vitamina K. Picles também são ricos em sódio.
Chucrute e kimchi
Tanto o chucrute quanto o kimchi são feitos de repolho fermentado e contêm bactérias lácticas. Você pode tentar adicionar esses alimentos aos seus sanduíches ao longo do tempo. Eles também são baixos em calorias e têm uma vida útil mais longa.
Kefir é um produto de leite fermentado e é uma boa alternativa ao iogurte. O kefir é rico em probióticos e proteínas. Você pode beber puro ou adicioná-lo às sua vitaminas.
Missô
Missô é um produto à base de soja fermentada e é um tempero popular japonês. É uma ótima fonte de probióticos, vitaminas, fibras e proteínas. O prato mais popular que usa tempero de missô é sopa de missô.
O queijo é basicamente um produto fermentado, embora nem todos os tipos de queijo contenham probióticos. Os tipos de queijo que são realmente ricos em probióticos são Gouda, cheddar , muçarela, queijo suíço e queijo cottage.
Você consome qualquer um desses alimentos probióticos regularmente? Você já viu alguma melhora em sua saúde? Conte-nos sua opinião nos comentários abaixo!