Algo único coisa sobre as obras de Benjamin Von Wong é que ele usa montes de canudos de plástico, garrafas e copos em suas instalações para mostrar o quão real e enorme é o problema da poluição plástica. Ele compartilha as imagens de bastidores e ficamos surpresos com quanto esforço é necessário para dar vida às suas ideias. Esperamos que esses projetos de arte de plástico abram seus olhos para o quanto o oceano precisa de nós. Aplaudimos de pé o artista, e sinceramente esperamos que você não ignore a mensagem que ele está enviando através de sua arte.
1. Sereias Odeiam Plástico
“Nesse caso, tudo que eu sabia era que a poluição de plástico era um assunto chato e eu tinha que encontrar uma maneira de torná-la mais interessante”, revela Benjamin. O objetivo do projeto Sereias Odeiam Plástico era iniciar uma conversa e inspirar as pessoas a reutilizar.
Muitos voluntários se juntaram a este projeto para ajudar a preparar cerca de 10 mil garrafas para a instalação. E a equipe passou o dia inteiro procurando os melhores padrões de garrafas em um enorme depósito.
2. A Abertura do Mar de Plástico
Benjamin criou outra instalação que mostraria quanto plástico estava escondido nas águas do oceano. Com esse projeto, ele esperava motivar as pessoas a recusarem o próximo canudo.
Cerca de 168 mil canudos foram reunidos durante 6 meses para dar vida a este conceito. Todos os canudos foram organizados por cor para representar diferentes partes da onda. Por exemplo, canudos azuis, verdes e pretos foram usados para sua base, brancos foram colocados no topo, enquanto laranja e amarelo representaram areia.
3. Plastikophobia
Se você ainda não entendeu a escala do problema, o projeto Plastikophobia pode ajudar a dar uma olhada e se assustar com o número de copos plásticos que acabam no oceano. Acreditamos que este não é um lugar que queremos deixar para os nossos filhos.
Voluntários reuniram 18 mil copos de plástico durante 1,5 dias e passaram 28 horas limpando-os. Então eles transformaram copos velhos em uma caverna de cristal onde as pessoas podiam tirar fotos geniais e espalhar a consciência pelo mundo.
4. Um Caminhão de Plástico
Segundo o Greenpeace, um caminhão de plástico entra no oceano a cada minuto. Você pode ver essa quantia com seus próprios olhos nas fotos acima. Com esse projeto, Benjamin queria chegar às organizações e incentivá-las a não produzir tanto plástico. Isso mostra que qualquer esforço individual nunca é suficiente, se nada mudar com a fonte da produção de plástico.
Durante esse projeto, a equipe conseguiu coletar mais de 10 mil pedaços de plástico. Eles amarraram todas os pedaços junto com linha de pesca antiga e as conectaram a garrafas maiores cheias de pedras para impedir que escapassem. Além disso, alguns voluntários foram colocados em pontos diferentes para evitar que tudo flutuasse.
Qual projeto de arte de plástico você acha mais impressionante? Compartilhe este artigo com seus amigos para aumentar a conscientização e ajudar a salvar os oceanos para nossos filhos.