Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade que vai além da alimentação e da caminhada. A primeira coisa a fazer é tornar sua casa e seu estilo de vida “à prova de cães” ou “à prova de gatos”. Preparamos uma lista de coisas em que você deveria estar constantemente atento para tornar a vida do seu animal de estimação segura. Veja os itens consumidos no dia a dia que podem ser realmente perigosos para o seu amado.
10. Pizza
Algumas coberturas de pizza são perigosas para seus animais de estimação, especialmente alho, cebola e queijo. Certo, queijo não faz mal para os pets. Mas a mussarela, muito usada na pizza, tem alto teor de lactose, o que pode ser prejudicial para o seu animal de estimação. O sódio na pizza é outro perigo que pode fazer mal a ele.
9. Remédios
A lista de pílulas que sempre devem ser mantidas longe de nossos amigos de quatro patas é enorme. De um modo geral, qualquer medicamento que contenha acetaminofeno, como o Tylenol, é perigoso. Esse medicamento causa danos ao fígado em cães ou anemia em gatos e pode ser fatal para este último.
Dica: Mantenha sempre suas pílulas em frascos onde seu animal não consiga alcançar. Se você deixar pílulas se espalharem no chão, certifique-se de encontrá-las antes dele.
8. Chocolate, café, cafeína
Uma xícara de café e um pedaço de chocolate podem ser vitais para as suas manhãs, mas podem ser fatais para o seu animal de estimação. Todos esses produtos contêm uma substância venenosa para animais chamada metilxantina (encontrada em sementes de cacau).
O consumo pode causar vômitos, convulsões e até a morte. Se você vir algum desses sintomas ou suspeitar que seu animal de estimação tenha comido uma grande quantidade de chocolate, ligue para o seu veterinário.
7. Uvas e passas
Esses deliciosos lanches humanos devem ser deixados somente para as pessoas, pois eles contêm um alto nível de toxicidade para os animais de estimação. Comer até um par de uvas pode resultar em tremores, vômitos, insuficiência renal e letargia.
Dica: mantenha alimentos perigosos em recipientes ou alto o suficiente para evitar que seu cão os alcance. Certifique-se de que seus convidados conheçam as regras antes de entrar nos olhos do seu amigo peludo e alimentá-los com coisas perigosas.
6. Álcool
Se você ama seu animal de estimação, certifique-se de que o álcool nunca chegue até ele. Pode causar o mesmo dano ao fígado e ao rim que nos humanos. Resulta em uma acidez sanguínea anormal, redução da coordenação, coma e insuficiência cardíaca / morte.
5. Cebola, alho e cebolinha
Certifique-se de que esses produtos nunca sejam deixados em um lugar que facilmente alcançado pelo seu animal de estimação. Eles podem causar irritação gastrointestinal e danos aos glóbulos vermelhos, resultando em anemia.
4. Inseticidas
Manter insetos à distância é ótimo, mas não à custa da saúde do seu animal de estimação. Os produtos químicos contidos em inseticidas são tóxicos para animais de estimação e podem resultar em convulsões, anorexia crônica e fraqueza muscular, que podem durar dias ou mesmo semanas.
Dica: Leia sempre as instruções sobre armadilhas de insetos e escolha locais que sejam eficazes, mas fora do alcance do seu bichinho.
3. Moedas e metais
Alguns metais e moedas podem ser engolidos sem danos, mas absolutamente não aqueles feitos de zinco. Se o item atingir o estômago, o zinco se dissolve , o que permite que ele seja absorvido pela corrente sanguínea, levando a danos no fígado e insuficiência renal ou cardíaca.
Dica: se você suspeitar que seu animal de estimação comeu algo que contém zinco, não tente fazer seu animal de estimação vomitar nem dê qualquer bebida / alimento. Entre em contato com seu veterinário imediatamente.
2. Detergentes para a roupa
A maioria dos detergentes consistem em substâncias químicas (surfactantes iônicos e aniônicos) que podem trazer problemas como baba, asfixia e vômitos. O maior perigo reside nas embalagens de sabão líquido para roupa, já que cheiram bem e parecem um brinquedo ou um doce para o seu animal de estimação, engolido ou mordido facilmente.
1. Produtos de limpeza
Aprenda esta lista: limpadores de dreno / forno, limpadores de banheiro concentrados, produtos químicos para lavar louça e produtos químicos para piscinas. Esses produtos podem causar queimaduras químicas se forem consumidos ou expostos à pele. As circunstâncias variam de febre severa e babar até esbugalhar os olhos e letargia.
Dica: qualquer armário que contenha esses itens deve ser impermeável para manter os impulsos de exploração de seu animal de estimação afastados. Na dúvida, deixe tudo no alto e não esqueça esses produtos no chão.