Os pequenos exploradores geralmente fazem perguntas que deixam os adultos coçando a cabeça. A única coisa que você pode fazer em tal situação é se abaixar e pesquisar no Google. Nós decidimos ajudá-lo. Veja como responder a 14 dessas perguntas difíceis.
14. Os adultos são melhores do que as crianças?
Ensinamos aos nossos filhos que “crianças” e “adultos” são antônimos. Não é de admirar que comecem a acreditar que os adultos são pessoas melhores. Você deveria explicar ao seu filho que os adultos são simplesmente diferentes – não é melhor nem pior. E éramos todos crianças uma vez.
É importante que seus filhos compreendam que os adultos podem ser bons e maus, gentis e significativos, amigáveis e não tanto. Eles nunca devem confiar em uma pessoa apenas porque ele ou ela é um adulto.
13. Por que os relógios funcionam no sentido horário?
Os adultos aceitam fatos sem perguntas adicionais, mas pequenos exploradores nem sempre estão prontos para fazer o mesmo. Para responder à pergunta do relógio, mostre-lhes uma foto de um relógio de sol. Diga-lhes que os relógios antigos usavam um objeto projetado especial, o “gnomon”. Ele contou o tempo lançando uma sombra que se moveu no sentido horário.
Ainda melhor, faça um relógio de sol você mesmo e mostre-lhes como funciona em um dia ensolarado. Você precisará de um lápis e de uma placa de papel, ou você pode desenhar um círculo no chão e colocar uma vareta direta no centro dele.
12. Por que nem todo mundo fala a mesma língua?
Você não precisa contar a história da Torre de Babel para explicar aos seus filhos por que existem tantos idiomas no mundo. Os cientistas sugerem que existiu uma vez uma protolinguagem.
Você pode simplificar a teoria: diga ao seu filho que há milhões de anos, havia poucas pessoas na Terra, e todos viveram juntos e falaram a mesma língua, porque juntos eles nomearam novas coisas que viram. A população cresceu e as pessoas formaram grupos menores. Assim, diferentes nomes foram dados a coisas novas por diferentes grupos de pessoas.
11. Os animais também falam línguas diferentes?
Os animais não têm um idioma explícito como o entendemos. Isso significa que um gato do Canadá pode se comunicar facilmente com um gato do Egito. No entanto, as aves parecem ter acentos regionais como nós.
10. O que é o tempo?
Não tente explicar como a física do tempo funciona. Apenas diga que esse tempo é algo que as pessoas inventaram para medir suas vidas. Você pode usar exemplos que mostram o quão difícil seria viver sem tempo. Por exemplo, quando comemorar o aniversário de alguém, quanto tempo para ferver ovos e como marcar um horário?
9. Por que eu sou como sou?
Quando uma criança enfrenta seu primeiro problema de identidade pessoal, eles perguntam a si mesmos e às pessoas ao seu redor: “Por que eu sou como sou?” Seu filho pode questionar suas próprias roupas, traços de personalidade, hábitos, etc.
Tente explicar que todo ser humano é único. Nós recebemos nossos traços faciais de nossos pais. Nossas personalidades se formam em casa, no jardim de infância e na escola. Uma pessoa também pode adotar alguns dos hábitos de seus amigos. Então, basicamente, tudo o que vemos e ouvimos deixa sua marca. Uma criança deve perceber que algumas pessoas se parecem, algumas têm muitas coisas em comum, mas não há 2 pessoas absolutamente idênticas.
8. Por que nasci?
Se essa pergunta for pedida por curiosidade, você pode dizer que mamãe e papai se amam, e é por isso que eles decidiram começar uma família. Se o seu filho tiver 4 anos ou mais, você pode dizer a ele o que é uma árvore genealógica e quão importante é continuar a linha familiar.
Se você ouvir algo como, “Então você não quer me comprar esses brinquedos … Então, por que eu nasci primeiro?” Não se preocupe. Seu pequeno manipulador está tentando seguir seu caminho. Você não precisa responder.
Importante: Nunca diga que ele ou ela foi um acidente, mesmo como uma piada. As crianças precisam saber que eles vieram para um mundo onde eles são necessários e muito amados.
7. Se é ruim, por que os adultos são mentirosos?
Nem tente explicar o que é uma mentira branca. Apenas seja honesto com as crianças, e diga-lhes que os adultos também podem cometer erros. A mentira não é a coisa certa a fazer. Mas se seus filhos descobrem que você está mentindo para eles, diga que cometeu um erro e você realmente se arrepende disso. Eles precisam aprender a admitir seus próprios erros.
6. Por que Fulano/Ciclano não gostam de mim?
Depois de ser chamado de estúpido ou feio por alguém na escola, seu filho pode ficar seriamente confuso – como pode? Todos em casa dizem que sou fofo e inteligente.
Tente explicar ao seu filho que está tudo bem se as pessoas não se gostarem. É natural, assim como ele gosta de sorvete de baunilha enquanto mamãe prefere sobremesas de chocolate. Seu filho deve entender que, se alguém não gosta dele ou dela, não faz com que ele ou ela seja uma pessoa ruim.
5. Como faço a escolha correta?
Quando as crianças começam a perceber o que é bom e ruim, eles inevitavelmente se deparam com o problema de escolha: como faço a decisão correta se eu não sei o que acontecerá depois que eu fizer minha escolha? Diga aos seus pequenos que eles precisam ouvir seu coração e confiar em sua intuição. A decisão deve torná-los felizes, mas, ao mesmo tempo, não deve machucar ninguém.
4. Por que vemos a Lua durante o dia às vezes?
Todas as crianças sabem que a Lua brilha à noite. Mas e se eles notarem isso durante o dia? É uma ótima oportunidade para explicar como os planetas circulam pelo Sol. Você pode omitir todos os detalhes científicos e transformar sua explicação em um jogo divertido.
Papai desempenha o papel do Sol, então ele fica no centro. Mamãe é o planeta Terra, então ela deve orbitar o Sol, e o garoto orbita o Sol, fingindo ser a Lua. Quando o pai e a criança se acham presos logo antes da mãe, pare o jogo e mostre ao seu filho que o Sol e a Lua podem brilhar juntos. É por isso que podemos vê-los durante o dia.
3. Do que é feito um arco-íris?
Você dificilmente conseguirá explicar como a refração da luz funciona, então basta dizer que “os arcos-íris são feitos de água e luz”. Você pode fazer um arco-íris próprio usando uma mangueira de jardim em um dia ensolarado. Mas aqui está outra ideia:
Escolha uma janela ensolarada, coloque um copo de água sobre uma mesa em frente à janela e coloque uma folha de papel no chão. Usando um frasco de spray, pulverize água quente na janela e, em seguida, mova o vidro e o papel até aparecer um arco-íris no papel.
2. O que acontece com o cocô depois de dar descarga em um banheiro em um avião?
Depois de usar o banheiro do avião pela primeira vez, a maioria das crianças perguntaria se os rejeitos da privada são despejados do avião. E, assim como crianças, alguns adultos acreditam que os banheiros de trem de passageiros e os de avião funcionam da mesma maneira.
As crianças devem saber que os aviões têm recipientes especiais para resíduos. Após o desembarque, a tripulação terrestre retira o esgoto.
1. O que acontecerá se eu andar em Marte sem uma roupa espacial?
Marte é um tópico muito popular hoje em dia, então esteja preparado para responder algumas questões sobre o Planeta Vermelho. Então, o que acontecerá com um homem andando em Marte sem um aparato espacial?
Se a primeira coisa que vem à sua mente é aquela cena de O Vingador do Futuro , então você tem a resposta. Sim, o sangue humano ferverá em Marte devido a uma alta pressão atmosférica que mede 640 pascal.
Bônus
Não brigue com seu filho(a) se ele(a) chamar a atenção para aparência de pessoas em um lugar público, pois isso leva à formação de intolerância.
Simplesmente responda que “todo mundo é diferente. As pessoas podem ser altas, baixas, gordas e magras. Às vezes, as pessoas parecem diferentes porque estão doentes. Você pode magoá-las apontando suas diferenças. Você não deve apontar seu dedo para eles. Sempre me pergunte sobre eles mais tarde, quando estivermos sozinhos, para ter certeza de que você não aborreça ninguém”.