Houve momentos em que o mundo foi governado por criaturas muito maiores que nós – elas eram verdadeiros gigantes pré-históricos. Mas até hoje a natureza pode nos surpreender com suas criações gigantescas. Nós não podemos deixar de nos sentir muito pequenos quando pensamos em seu tamanho.
16. Sequoias
As sequoias são os maiores seres vivos neste planeta (por volume). Elas podem crescer até 84m de altura e 8m de diâmetro.
15. Amphicoelia
Amphicoelia é o maior animal que já viveu na Terra. Estes dinossauros herbívoros viveram 145-161 milhões de anos atrás. Podiam atingir 58 metros de comprimento, e uma vértebra deste animal tinha 2,5 metros.
14. Titanoboa
Titanoboa é um parente próximo de uma jiboia mas muito maior. A Titanoboa viveu 58-61 milhões de anos atrás e podia atingir 13 metros de extensão. Uma píton reticulada vivendo em nosso planeta hoje em dia só pode crescer até 7,5 metros.
13. Jackfruit
A jaca é a maior fruta cultivada em árvores do mundo. Pode atingir 90 cm de comprimento e 50 cm de diâmetro.
12. Argentavis
O Argentavis viveu 5 a 8 milhões de anos atrás. É um dos maiores pássaros da história da Terra. A envergadura de suas asas podia atingir quase 7 metros, e comia roedores.
11. A caverna do paraíso
©Uma das cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Kẻ Bàng, no Vietnã, foi nomeada a maior e mais bela caverna do mundo. A maior câmara tem mais de 5 km de comprimento, 200 metros de altura e 150 metros de largura.
10. Raflésia
A raflésia é a maior flor da Terra. Pode atingir mais de 100 centímetros de diâmetro. A flor também é conhecida pelo seu cheiro de carne apodrecendo.
9. Cervo gigante
Alces irlandeses, ou veados gigantes, apareceram cerca de 2 milhões de anos atrás. Quando as florestas começaram a se espalhar em espaços abertos, o cervo gigante morreu, porque seus grandes chifres (com mais de 5 metros de largura) tornaram impossível que eles se movessem através de ramos densos.
8. O Fungo Gigantesco
Armillaria ostoyae (que é chamado coloquialmente Fungos Gigantesco) é um dos maiores organismos vivos na Terra. Abrange 8,4 quilômetros quadrados na Floresta Nacional de Malheur, no Oregon, e está majoritariamente escondido no subsolo.
7. Merostômios
Os merostômios são os maiores artrópodes conhecidos. Eles podiam crescer até 2,5 metros, e eles viveram 248-510 milhões de anos atrás.
6. A Grande Barreira de Corais
A Grande Barreira de Corais é a maior estrutura única do mundo feita por organismos vivos. Localizada no Mar do Coral, ela se estende por mais de 2.300 quilômetros por uma área de aproximadamente 344.400 quilômetros quadrados.
5. Urso gigante de rosto curto
Quando um gigante rosto de rosto curto levantava-se nas pernas traseiras, podia atingir 4,5 metros de altura. Com seus maxilares extremamente poderosos, foi um dos maiores mamíferos carnívoros que viveram na Terra durante a Idade do Gelo. Estes ursos morreram 14 mil anos atrás.
4. Gigantopithecus
Gigantopithecus foi o maior macaco de todos os tempos, e viveu cerca de 1 milhão de anos atrás. É difícil fazer conclusões determinadas com base nos raros vestígios. No entanto, os cientistas acreditam que um gigantopithecus tinha até 4 metros de altura, 550 quilos de peso e comia principalmente bambu.
3. Quetzalcoatl
Quetzalcoatl viveu 66-68 milhões de anos atrás. Era o maior pterossauro e o maior animal voador da história do planeta. A envergadura de suas asas era de 12-15 metros, e alimentou-se de carniça e vertebrados pequenos.
2. Baleia azul
A baleia azul é o maior animal que vive hoje na Terra e também é o maior animal da história da Terra. Alcança 33 metros de comprimento e 150 toneladas de peso. Na década de 1960, as baleias azuis foram quase todas mortas, com apenas 5 mil animais restantes. Hoje não há mais de 10 mil baleias azuis, e é pura alegria ver uma delas na natureza.
1. Sarcosuchus
Vivendo há muito tempo, o antepassado de um jacaré moderno – sarcosuchus – tinha cerca de 12 metros de comprimento. Ele atacava pequenos dinossauros, e sua mordida era de cerca de 15 a 20 mil quilos, tornando-o capaz de partir sua presa pela metade.
Bônus: um gigante do norte
Você vê essa garra de tamanho gigante? Imagine caminhar por uma floresta e atravessar o caminho de algo com estas garras! Estes ursos gigantes habitam o território do Alasca e a península de Kamchatka e relata-se que têm cerca de 4,3 a 4,6 metros de altura.