Para a cidade italiana de Veneza, as inundações são uma ocorrência comum. Esse fato faz com que a recente queda acentuada nos níveis de água dos canais da cidade seja ainda mais surpreendente. E estamos falando de uma surpresa bastante desagradável aqui. Por um lado, você não pode andar nessas lindas gôndolas em terra firme. O único aspecto positivo da situação é que há muitas oportunidades para tirar fotos únicas! Hoje apresentamos uma coleção de fotos incríveis do centro de Veneza (tomadas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2018). Vários fatores levaram à diminuição do nível da água: clima frio, falta de chuva e a superlua recente (31 de janeiro de 2018), que afetou as marés.
As fotos tiradas nesta semana mostram Veneza de uma forma decididamente pouco atraente. Os barcos e gôndolas, atolados em limo e lama, não parecem particularmente românticos.
Em alguns lugares, o nível do canal caiu quase 61 cm. É o terceiro ano consecutivo que Veneza experimentou uma seca tão incomum. A propósito, uma queda recorde nos níveis de água foi registrada em 1934 – que chegou a 1,2 m.
A seca dos canais levou não só a um colapso de trânsito e perda temporária de renda para gondoleiros e motoristas de táxi aquático, mas também evidenciou problemas muito mais graves.
Tais períodos de seca podem levar à deterioração da alvenaria exposta nas fundações prédios históricos de séculos de idade de Veneza.
O fenômeno natural desagradável atingiu a tempo para o carnaval anual de Veneza, que aconteceu de 27 de janeiro a 13 de fevereiro. Numerosos turistas chegaram à cidade e, naturalmente, ficaram desapontados em encontrá-la em num estado tão triste.
Esperamos que a situação melhore rápido e que os canais se encham mais uma vez de água e permitam que os gondoleiros voltem ao seu comércio pitoresco e turístico.
Bônus: é com isso que se parece uma enchente em Veneza!
Gostaria de estar lá agora para ver essas condições climáticas incomuns você mesmo? Você já esteve em Veneza? Em caso afirmativo, qual era o estado dos canais naquela época? Conte-nos nos comentários!
Continuar lendo