Você Sabia?

Como os uniformes obrigatórios de escolas de 15 diferentes países são

Existem diferentes opiniões em relação ao fato de uniformes escolares serem ou não necessários. Quem acredita na ideia diz que os uniformes ajudam a fazer com que a as crianças sejam mais disciplinadas, equânimes, e unidas, e que os pais não precisam pensar em quais roupas comprar para seus filhos. Quem é contra o uso de uniformes diz que essa abordagem mata a individualidade, e não tem impacto no processo educacional. 

Não queremos entrar na discussão, desejamos apenas mostrar quais uniformes as crianças vestem em diferentes países. De fato, alguns deles são bem práticos, e tendência!

Japão

O uniforme japonês para as garotas, “seifuku,”  é famoso em todo o mundo graças aos mangás e aos animes. Ele é composto por uma blusa estilo marinheiro e por uma saia plissada que se torna mais curta a medida que as meninas ficam mais velhas.

Os sapatos com saltos pequenos e meias 3/4 são totalmente necessários, pois eles precisam utilizar os uniformes inclusive no inverno. As meninas usam colas especiais para prevenir que as meias escorreguem pela perna abaixo.

Grã-Bretanha

O código de vestimenta das escolas é bem restrito na Inglaterra. O primeiro uniforme era azul, pois acreditava-se que a cor ensinava as crianças a serem organizadas e calmas (e ainda era o tipo de tecido mais barato). Hoje em dia, cada escola tem seu próprio uniforme e símbolos.

Algumas escolas possuem regras tão rígidas que eles não permitem que os estudantes usem shorts, mesmo em clima quente. Nesse verão, alguns garotos fizeram greve em sua escola e foram à aula usando saias. Depois disso, muitas escolas fizeram uniformes unissex.

 

Austrália

O sistema educacional australiana pegou emprestado muitas coisas da Grã Bretanha. Os seus uniformes lembram muitos os uniformes britânicos, porém são mais abertos e leves. Muitas escolas exigem que os estudantes utilizem chapéus devido ao clima muito quente.

Cuba

Existe pouca variação nos uniformes em Cuba: blusas brancas com calças amarelas, e blusas azuis com calças azul-escuro. Eles também possuem blusas brancas e vestidos vermelhos, ou calças vermelhas, com um elemento necessário — uma gravata — com a qual os estudantes soviéticos são bem familiares (ela pode ser azul ou vermelha).

Indonésia

Na Indonésia, o uniforme das escolas é diferente dependendo do nível de educação. A parte de cima é sempre branca, mas a parte de baixo pode ser vermelha, azul-escuro, ou cinza.

A parte mais interessante vem agora: depois que os alunos passam por um exame nacional, eles comemoram sua “liberdade” pintando os uniformes de cores diferentes usando canetinhas e tintas spray. Tchau, tchau escola!

China

Os estudantes chineses possuem alguns conjuntos de uniformes: um para os feriados, um para os dias normais, um para o verão, e outro para o inverno. O uniforme diário de meninos e meninas é praticamente idêntico, e ele se parece com roupas de ginástica.

Gana

Todas as crianças do país precisam usar uniforme, mas Gana, como a maioria dos países africanos, tem poucos recursos e um nível alto de pobreza entre a população. Portanto, comprar um uniforme é um dos obstáculos que não permite que muitas crianças frequentem a escola.

Em 2010, o governo distribuiu uniformes gratuitamente pelas cidades do país.

Vietnã

As regras de vestimenta no Ensino Fundamental é bem comum, mas as garotas do Ensino médio podem usar uma vestimenta nacional branca, chamada de “ao dai.”

Em algumas escolas, as meninas o utilizam apenas em ocasiões especiais e cerimônias, e outras escolas exigem que a roupa seja utilizada todos os dias.

Síria

O uniforme escolar na Síria mudou de bege sem graça para cores mais vibrantes, como azul, cinza e rosa, antes mesmo do conflito militar, por razões políticas. Ele simbolizava o desejo de viver em paz no Oriente Médio. Talvez um dia…

Butão

Outro país onde as crianças utilizam vestimentas tradicionais nacionais é o Butão. A roupa das meninas é chamada de
 “kira”, e a dos meninos de “gho.” As crianças costumavam carregar livros e o material escolar nas próprias roupas, mas hoje eles carregam mochilas e bolsas.
Ainda hoje, alguns deles usam as roupas para carregar alguns itens.

Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, as crianças estudam de manhã até a noite. Não é surpresa que muitos deles pensam que a escola e um lugar romântico, pois eles passam a maior parte do tempo deles nelas.

O uniforme é exigido e regulado pelas próprias escolas, mas ele também é bem populares mesmo fora das escolas e entre as celebridades.

Siri Lanka

No Siri Lanka, os estudantes tem que usar uniformes brancos. As meninas usam vestidos brancos com gravatas, mas a mangas e as golas podem ser diferentes. Os meninos usam blusas brancas e shorts azuis. Em ocasiões especiais, os meninos utilizam shorts brancos.

Quanto tempo será que eles ficam limpos?

Rússia

Na Rússia, os uniformes foram oficialmente cancelados nos anos 90, mas desde de 2013, as administrações das escolas podem fazer suas próprias regras. Hoje, em muitas escolas os uniformes são exigidos, e em outras, existe apenas um código de vestimenta oficial: a parte de cima branca, com a parte de baixo escura.

Coreia do Norte

Na Coreia do Norte, uniformes são obrigatórios: as garotas usam vestidos e os meninos blusas e calças. Mas a parte mais curiosa é o cachecol vermelho obrigatório, símbolo de apoio ao partido político da Coreia do Norte.

Índia

A maioria das escolas indianas tem uniformes obrigatórios. Meninos tem que usar camisas de botão com mangas curtas, calças curtas, meias e sapatos escuros. As meninas, no entanto, usam os dois: saias até o joelho e calças com sapatos.

 

Qual uniforme você prefere! Compartilhe sua opinião nos comentários!

Continuar lendo

Posts relacionados