9. Os seres humanos viverão por mil anos.
Bilionários já estão investindo milhões de dólares na pesquisa sobre desaceleração ou cessação do envelhecimento completo. Em mil anos, os engenheiros médicos poderão projetar remédios para cada componente que faz com que os tecidos envelheçam. As ferramentas de edição de genes já estão aqui, o que poderia potencialmente controlar nossos genes e tornar os seres humanos imunes à doença.
8. Os seres humanos vão se mudar para outro planeta.
Dentro de mil anos, o único caminho para a sobrevivência da humanidade poderá ser estabelecer novos assentamentos no espaço. O SpaceX tem a missão de “permitir que os seres humanos se tornem uma civilização espacial e uma espécie multi-planeta, construindo uma cidade auto-sustentável em Marte”. O fundador da empresa, Elon Musk, espera ter o primeiro lançamento de sua espaçonave até 2022, com quatro voando para Marte até 2024.
7. Nós todos nos pareceremos.
Em seu experimento de pensamento especulativo, o Dr. Kwan levantou a hipótese de que, no futuro distante (mais de 100 mil anos), os humanos desenvolverão uma testa maior, narinas maiores, olhos maiores e pele mais pigmentada. Os cientistas já estão trabalhando em maneiras de editar genomas para que os pais possam escolher a maneira como seus filhos vão parecer.
6. Haverá computadores inteligentes super-rápidos.
Em 2014, um supercomputador realizou a simulação mais precisa do cérebro humano até o momento. Dentro de mil anos, é previsto que computadores alcancem e ultrapassem a velocidade computacional do cérebro humano e resolvam tarefas que um computador normal leva décadas para resolver.
No novo século, os computadores quânticos serão úteis no desenvolvimento de drogas e diagnósticos mais eficazes, melhorando a exploração espacial e ajudando os automóveis a se dirigirem. Ao mesmo tempo, a computação quântica pode representar uma ameaça real para a segurança da privacidade e da informação.
5. Os seres humanos se tornarão ciborgues.
As máquinas já podem melhorar a audição e a visão humana. Cientistas e engenheiros estão desenvolvendo olhos biônicos para ajudar os cegos a ver. Dentro de mil anos, a fusão com a tecnologia poderia ser o único meio para a humanidade competir com a Inteligência Artificial.
Combinar as mentes humanas com os computadores criaria um supercérebro que poderia realizar equações complexas e pesquisar na internet apenas pensando.
4. A extinção em massa está a caminho.
A última extinção em massa eliminou os dinossauros da face da Terra. Um estudo recente revelou que a taxa de extinção para as espécies no século 20 foi até 100 vezes maior do que seria normal sem impacto humano. De acordo com alguns cientistas, apenas o encolhimento gradual da população humana pode ajudar a civilização a persistir.
3. Todos falaremos a mesma linguagem global.
O fator mais mais provável a levar a uma linguagem universal é a simplificação dos idiomas. Os linguistas preveem que, a partir de agora, 90% das línguas desaparecerão devido à migração, e os que permanecerão serão simplificados. Um cenário como Torre de Babel ainda parece improvável.
2. Os edifícios serão montados e desmontados na hora.
No futuro, os seres humanos provavelmente poderão criar um mundo virtual ao seu redor, usando o conceito de névoa de utilidade . A ideia de névoa de utilidade foi introduzida pelo Dr. Hall e representa um material polimórfico composto de trilhões de “robôs” microscópicos interligados que podem essencialmente criar qualquer forma.
1. A nanotecnologia irá resolver a crise de energia e poluição.
Dentro de mil anos, a nanotecnologia poderá limpar danos ambientais, purificar água e o ar e capturar a energia do Sol. Novos materiais responderão à necessidade por uma nova tecnologia de armazenamento de energia ambientalmente amigável e eficiente .