Nossas famílias devem ser pessoas com as quais podemos compartilhar nossos segredos mais íntimos quando procuramos por um bom conselho ou simplesmente compartilhamos nossas alegrias. No entanto, se os membros da sua família espalharem as informações secretas que você lhes der, fuja deles ou pelo menos aprenda a manter a boca fechada. Tenha em mente que não apenas os seus segredos devem ser mantidos dentro da família, mas também os eventos relevantes de sua vida que você compartilha com seu círculo íntimo – ninguém tem o direito de carregar os detalhes de sua vida pessoal para fora do lugar que você chama de lar.
Crítica saudável é uma coisa boa. Isso nos ajuda a olhar para nós mesmos por outro lado e entender os erros que estamos cometendo. E, muitas vezes, esses são os membros da família que nos ajudam a melhorar. No entanto, se as críticas que elas fazem repetem-se com frequência e se têm um tom agressivo e destroem a sua autoestima, é mais do que hora de eliminar essas pessoas tóxicas da sua vida.
Um membro da família tóxico aparece no horizonte da sua vida quando há algo de que eles podem se beneficiar ou ganhar com você. Quando a tarefa estiver completa, eles desaparecerão rapidamente da sua vida até a próxima chance de eles se usarem de sua gentileza. Você sabe o que acontece quando você precisa da ajuda deles? Você ouvirá toneladas de pretextos sobre por que eles não podem fazer as coisas (se você conseguir entrar em contato com eles).
Relacionamentos saudáveis são aqueles em que você se sente livre e feliz. Se continuar se sentindo culpado(a), estressado e julgado, talvez você não precise desses relacionamentos de forma alguma? Manipuladores farão qualquer coisa para manter o controle sobre você, sua vida e sua atenção, não importa o que eles tenham que fazer. Quando truques simples param de funcionar, eles começam a usar artilharia pesada que pode danificar tanto a sua saúde mental quanto a física.
Esse tipo de técnica de manipulação é chamado de gaslighting. As pessoas que a usam tendem a fazer com que suas vítimas se sintam desqualificadas e incompetentes. Elas continuam criando complexos dentro de você, assim como questionam sua sanidade mental e sua sobriedade mental quando você está prestes a tomar outra decisão importante. Se você acha que isso é algo que acontece com frequência quando se comunica com seus familiares, vá em frente e corte os laços. Sua mente e sua saúde psicológica serão gratas a você no final.
Esse motivo está muito próximo da manipulação, com uma exceção – nessa situação, é o poder deles que desempenha o papel principal. Muitas vezes, os membros dominantes da família ficam tão acostumados a todos ouvirem sem qualquer objeção que qualquer tentativa de ir contra a sua vontade é confrontada com agressividade. Às vezes, pode até se elevar ao nível do bullying.
Existem pessoas no mundo que têm um jeito único de fazer seus interlocutores se sentirem exaustos depois de se comunicar com eles. E às vezes essas pessoas podem ser membros de sua própria família. Se você sentir falta de energia toda vez que falar com essa pessoa, se sentir que está falando com uma parede, se sentir que sua tolerância está diminuindo, tire esse membro da sua vida. Sua saúde mental vai agradecer por isso.
Em outras palavras, eles continuam reescrevendo narrativas sobre sua vida mais jovem, que você pode querer manter em segredo. Às vezes, lembrar uma pessoa sobre seu passado pode ser bem doloroso, mas os membros da família que continuam fazendo isso, mesmo depois de você pedir que não façam, devem ser deixados no passado também.
Se o relacionamento com seus entes queridos estressa você e cria caos tanto em sua mente quanto em sua alma, quando tudo o que você pode falar depois de interagir com seu familiar é o quanto você está cansado(a), então é hora de você pensar em eliminá-lo sua vida (ou pelo menos diminuir o contato).
Os seus relacionamentos com sua família próxima são bons? Você está pensando em cortar laços com algum deles? Gostaríamos de saber nos comentários!
Ilustrado por Daniil Shubin