O chefe de uma agência de publicidade russa encarregada de criar grandes murais em prédios para promover a Copa do Mundo de 2018 na Rússia foi criticado por usar uma das fachadas de quase 50 metros de altura para homenagear sua esposa, usando-a como modelo.
Ivan Panteleev, diretor da agência de publicidade Novatek Art, foi criticado por artistas de rua e o público em geral por colocar um retrato gigante de sua esposa Daria na fachada de um prédio financiado pelo orçamento da cidade de Moscou. Quatro murais foram encomendados e co-patrocinados pelo comitê de relações públicas da cidade em 2016, para lembrar o povo de Moscou da Copa do Mundo (agora em andamento), e algumas pessoas não gostaram que Panteleev usasse sua esposa, de todas as pessoas possíveis, como modelo para uma das obras de arte gigantes.
“Normalmente, Ivan diz que seus críticos são simplesmente invejosos. Nesse caso, estamos definitivamente com inveja. Todas nós gostaríamos de ter maridos como esse, não é, senhoras?”, escreveu a diretora de galeria Anna Nistratova em um post sarcástico em sua página no Facebook, depois que a Novatek Art publicou uma foto da fachada controversa em seu Instagram.
A semelhança entre modelo loira representada na fachada segurando uma bola de futebol e Daria Panteleeva é impressionante, então o diretor da Novatek Art nem tentou negar que ela foi a inspiração para a obra, dizendo à Reuters: “É verdade que a modelo para essa pintura foi minha esposa”.
Enquanto algumas pessoas não acharam essa revelação particularmente interessante, houve quem criticasse Panteleev, cuja empresa tem cooperado com o gabinete do prefeito de Moscou e outras autoridades desde 2011, ganhando dezenas de milhões de rublos de vários contratos, por suas decisões. Foi a própria Daria Panteleeva que o defendeu.
“Se um artista ou um organizador for contratado para pintar uma ‘mulher loira russa com uma bola’… por que alguém deveria se importar se o artista pintar uma mulher que conhece ou um estranho?”, ela escreveu em um post de mídia social.
Esse é realmente um argumento justo, o que levanta a questão – por que a Novatek Art tirou as imagens da fachada controversa de suas páginas no Instagram e no Facebook enquanto deixava as outras?