1. O espelho está nos invertendo
O que vemos quando nos olhamos no espelho não é realidade – o reflexo no espelho é uma versão invertida da nossa aparência. E como nos olhamos no espelho todos os dias, estamos muito acostumados com essa versão invertida. É chamado de efeito de mera exposição. Portanto, se você não se vê com muita frequência nas fotografias, não sabe realmente como é sua aparência, então não há problema em ficar um pouco chocada.
2. Controle imediato
Ao olhar no espelho, temos controle total e instantâneo. Se não gostamos do ângulo, reagimos imediatamente ajustando nosso rosto e corrigindo nossa postura e expressão facial para formar uma aparência mais satisfatória. Quando se trata de fotografias, nos vemos principalmente somente depois que a foto é tirada. Aqui, truques de posicionamento podem ajudar. Também é bom conhecer seus lados fortes e fracos e seus melhores ângulos.
3. Iluminação importa
Nossos cérebros funcionam de uma maneira que não percebemos diferenças de iluminação quando olhamos para o espelho, porque nossos cérebros nivelam automaticamente e nos mostram nosso rosto perto do que estamos acostumados a ver. Uma câmera não funciona dessa maneira e, em vez disso, captura todos os tons e sombras objetivamente. Como dizem os fotógrafos: “A luz pode ajudar ou estragar!”.
4. Nossos rostos são assimétricos
Ninguém tem um rosto absolutamente simétrico. Tente inverter partes do seu rosto e compará-las – elas provavelmente são muito diferentes. Estamos acostumados a olhar para nós mesmos em um ou alguns ângulos particulares e geralmente pensamos que um lado do rosto é igual ao outro. É por isso que sentimos que é uma pessoa completamente diferente quando vemos a foto final e provavelmente nos sentimos menos atraentes.
Experimente em casa iluminação, ângulos e poses. Defina um timer e aprenda o que funciona para você.
5. O ambiente põe pressão sobre você
Como o pesquisador Nolan Feeney explicou, geralmente estamos olhando o espelho quando estamos em casa ou pelo menos em um ambiente seguro. Quanto às fotografias, é comum parecermos mais tensos. Abrimos os olhos para não piscar e esticamos os lábios em um sorriso falso ou cara de pato. Como as fotos acabam na maioria das mídias sociais, sentimos muita pressão sobre nós mesmos para parecer de uma certa maneira.
Tente se sentir mais relaxado nas fotos, sempre fica melhor no final.
6. Vemos apenas alguns detalhes no espelho.
Olhando no espelho, geralmente nos concentramos em uma parte específica do rosto, como lábios, nariz, olhos etc., e não percebemos como fica tudo junto. Ao olhar para uma foto, por outro lado, percebemos tudo de uma vez e julgamos todo o desempenho: nossa postura, expressão facial e qualquer outra coisa à qual geralmente não prestamos atenção. Então, novamente, a auto-exploração pode ajudar você a se sentir mais confiante na frente da câmera.
7. Pensamos que somos mais atraentes do que realmente somos
Uma pesquisa da Universidade de Chicago revelou que as pessoas tendem a pensar que parecem melhores do que realmente são. Para este estudo, os pesquisadores selecionaram fotos dos participantes e as processaram em versões com melhor e pior aparência. Em seguida, os participantes foram solicitados a encontrar as fotos originais de si mesmos e a maioria deles falhou, escolhendo fotos onde estavam mais atraentes.
Passamos muito mais tempo olhando no espelho do que em fotografias. Nossos cérebros nos enganam e as fotos reais parecem estranhas. Isso não significa que parecemos horríveis, apenas não estamos acostumados a nos ver por esse lado. Portanto, o melhor remédio é se explorar pelos dois lados!
Você tem algum truque para ficar bonita nas fotos? Ficaríamos felizes em ver seus conselhos e fotos na seção de comentários abaixo!