Escritor e pai de vários filhos, Mike Berry explica em seu blog por que sua esposa é mais importante para ele do que seus filhos e por que essa ideia deve ser adotada por todas as famílias. O artigo do blog tornou-se muito popular e polêmico: algumas pessoas criticaram o autor, enquanto outras se inspiraram nele, já que ele realmente mudou sua maneira de pensar.
Mike e sua esposa Kristin estão criando oito filhos adotivos. Eles estão casados há 17 anos e fazem um trabalho social ativo para ajudar outras famílias a lidar com problemas e construir um relacionamento harmonioso. Decidimos compartilhar o interessante artigo de Mike com você.
Geralmente, são 20h30 quando eu dou a minhas duas filhas adolescentes o primeiro aviso de que está na hora. E às 21h eu digo a elas: “Vocês deveriam ir para o seu quarto”. Eu faço isso quase todas as noites. E elas discutem toda vez: “Por que temos que ir para a cama às 21h? Nós não somos mais crianças!”.
“Você não precisa ir para a cama agora, estou simplesmente pedindo para você sair da sala de estar. Mamãe e eu não nos vimos o dia inteiro porque estávamos concentrados em nosso trabalho. Precisamos de tempo para estar juntos”.
As garotas reviram os olhos.
Sinceramente, seguimos essa regra desde quando me lembro. Somos pais há 15 anos e as crianças nunca tomaram todo o nosso tempo. Minha esposa e eu passamos muito tempo com nossos filhos, mas nunca 24 horas por dia. Nós amamos nossos filhos e, claro, eles desempenham um papel enorme em nossas vidas. Eles sempre podem confiar em nós e ter nossa ajuda e suporte.
Mas além das crianças, há “nós”. Nosso relacionamento. Kristin e eu sempre temos que ter certeza de que nosso casamento é forte e saudável. Existem várias razões pelas quais é importante e aqui estão quatro delas.
1. Um casamento saudável é a pedra angular da casa
As crianças não são a pedra angular da sua família. Eles são uma grande parte disso, mas não são elas que mantêm essa estrutura caótica que chamamos de família. A parte mais importante da família é você e sua esposa, seu marido – seu parceiro. É você quem tem toda a responsabilidade. E as crianças escolhem seus caminhos com base no seu exemplo.
2. Antes deles, éramos nós
Antes que eles existissem, era nós dois. Nós nos apaixonamos, perdemos as aulas juntos, conversamos no telefone a noite toda (e ficava amarrado na parede por um fio), e então decidimos ficar juntos para sempre. Nós estávamos no começo do caminho. E nós começamos essa coisa toda de família. Então nós tivemos nossos lindos filhos. Claro, estamos felizes em tê-los. Mas nosso casamento é sagrado. E nós temos que fazer tudo para protegê-lo.
3. Depois deles, seremos nós
Nada dura para sempre. Chegará um momento em que as crianças crescerão e deixarão o ninho. Eu não sei sobre você, mas não há lugar na minha casa para uma criança de 30 anos. Então, quando elas saírem da nossa casa, tiverem suas próprias famílias e criarem seus próprios filhos, eu gostaria que meu relacionamento com minha esposa permanecesse tão forte e íntimo quanto era no começo. E para ter esse futuro, precisamos trabalhar no relacionamento agora. Nosso relacionamento deve ser a prioridade. Claro que não é tão fácil quanto parece.
4. Precisamos definir um exemplo futuro
Como mencionei antes, as crianças nos veem e aprendem conosco. Eles fazem o que fazemos e assistem cada passo nosso. Costumo dizer: “Estamos criando adultos, não crianças”. Novamente, não sei sobre você, mas quero que meus filhos cresçam com uma atitude normal em relação a namoro, amor e família. E quero que nosso casamento seja um exemplo para eles. Então, minha esposa vem antes dos meus filhos. Eles estão muito próximos, mas ainda depois da minha esposa.
No final do dia, todos nós tendemos a estar cansados e tensos. E sim, seus filhos precisam de você, eles são realmente importantes. Não é seu hobby, nem seus amigos, nem seu trabalho. E você deveria se importar com eles. Mas cuide do seu relacionamento primeiro. Quando as crianças veem que seus pais se amam, elas têm certeza de que os pais as amam. Mas o mais importante é que eles tenham confiança em si mesmos e no mundo ao seu redor.
Nós temos horários loucos. Sempre nos falta tempo livre. Nós passamos o dia inteiro com nossos filhos. E é por isso que eu peço que eles vão para seus quartos às 21h todas as noites. É por isso que minha esposa e eu temos um encontro duas vezes por mês e saímos. Porque isso é importante.
É por isso que minha esposa vem antes dos meus filhos.
Você concorda com a opinião do autor? Conte-nos na seção de comentários abaixo.