Cerca de 500 milhões de pessoas no mundo usam o Instagram todos os dias. Essa rede deixou de ser exclusivamente um álbum de fotos digitais há muito tempo. Agora é usado para vendas, promover produtos na internet e até mesmo como material para pesquisa. Acontece que fotos e filtros em seus posts podem dizer muito sobre sua personalidade e até mesmo sobre sua saúde. Nós achamos os resultados dessa pesquisa bastante interessantes, e é por isso que vamos compartilhá-los com você.
O que a cor e o filtro de uma foto indicam
- Cientistas da Universidade de Sungkyunkwan analisaram os perfis de 179 pessoas (25.394 fotos no total). O estudo estava focando na cor como um dos elementos-chave de estilo. Eles notaram que as pessoas em relacionamentos postavam fotos de cores brilhantes com mais frequência do que usuários que não tinham um parceiro. Além disso, filtros brilhantes em fotos são usados mais por extrovertidos e pessoas propensas ao narcisismo.
- Pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade de Vermont analisaram 43.950 fotos de usuários do Instagram e descobriram que pessoas deprimidas costumam postar fotos com mais frequência. Além disso, é o rosto deles que o foco principal em suas fotos. Ademais, elas não usam filtros com frequência. Fotos de pessoas deprimidas têm mais tons escuros, azuis e cinza como os mais prevalentes. Elas também dão preferência a fotos em preto e branco.
O que o tema de uma foto pode dizer
- Você é alguém que não gosta de intermináveis fotos de comida em seu feed de notícias do Instagram? Acontece que eles podem ser benéficas. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que quando as pessoas compartilham fotos de sua comida e as receitas de pratos que cozinham, fica mais fácil para elas manter a dieta correta e até mesmo perder peso. Transforma um perfil do Instagram em um diário de dieta, enquanto “curtidas” e comentários de amigos motivam os usuários a continuar escolhendo alimentos saudáveis.
- Alguns especialistas acham que as pessoas que postam muitas fotos com seus parceiros estão tentando disfarçar os problemas que enfrentam no relacionamento. Comentários como “minha garota” ou “meu homem” podem indicar sentimentos de possessividade.
O que mais pode ser revelado pelo seu perfil?
- Pessoas com menos de 25 anos são menos propensas a sorrir em fotos de perfil. Esta característica foi encontrada pelos pesquisadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Informação do Estado da Pensilvânia e do King’s College, em Londres, Inglaterra.
- Os usuários do Instagram que tendem a marcar seus amigos em fotos são menos propensos à solidão. Por outro lado, pessoas que postam fotos que não são endereçadas a ninguém e que não motivam os outros a discussão podem parecer mais solitárias.
- Selfies nem sempre revelam narcisismo. Existem três grupos de amantes de selfie: “comunicadores”, “autobiógrafos” e “auto-marketeiros”. Os primeiros compartilham suas fotos para envolver seus amigos e assinantes em uma discussão. São pessoas que tiram fotos com placas “Ele não”. “Autobiógrafos” tiram selfies para capturar momentos memoráveis de suas vidas. Eles não se importam com outras pessoas vendo suas fotos, mas tiram selfies para manter suas memórias e não para “curtidas”. Os “auto-marketeiros” gostam de mostrar quase todos os passos da sua vida, tentando se colocar de um jeito positivo. Por exemplo, os membros da família Kardashian seriam categorizados como tal.
© cindycrawford / Instagram © vancityreynolds / Instagram © kimkardashian / Instagram
COMUNICADOR / AUTOBIÓGRAFO / AUTO-MARKETEIRO
O que você acha dos resultados desta pesquisa? Você concorda com eles? Por favor, compartilhe suas opiniões conosco nos comentários!