Como os cientistas descobriram
Cientistas da Oregon State University conduziram um estudo para descobrir se os gatos poderiam criar um vínculo emocional com seus donos. Eles convidaram 70 donos de gatos, com seus animais de estimação, e pediram que fizessem uma tarefa simples. Cada proprietário teve que ficar com seu animal de estimação por dois minutos na mesma sala, depois deixar o quarto por mais dois minutos e depois voltar e ficar com o gato por mais dois minutos.
Os gatos mostram um nível mais alto de apego emocional seguro que os cães
Os resultados mostraram-se bastante surpreendentes: cerca de 64% dos gatos pareciam menos estressados quando o dono estava com eles na mesma sala do que durante a separação. Os cientistas acreditam que é um sinal de que os gatos podem formar o chamado “apego seguro”, assim como cães e crianças. Isso significa que eles se sentem mais seguros e confiantes e têm maior probabilidade de serem ativos e explorar o mundo ao seu redor quando o cuidador estiver presente.
Cerca de 35% dos gatos pesquisados exibiram um estilo de “apego inseguro”, mostrando sinais de estresse, como evitar o dono. Surpreendentemente, os níveis de apego seguro e inseguro entre os gatos e seus donos são quase semelhantes aos mostrados pelas crianças (65% seguras, 35% inseguras). Até os cães tiveram uma pontuação mais baixa nessa escala, com apenas 58% de segurança!
Os níveis de apego emocional seguro dos gatos são semelhantes aos que as crianças exibem
Kristyn Vitale, principal escritora do estudo, tem certeza de que gatos e cães demonstram o mesmo tipo de apego a seus donos que as crianças a seus cuidadores. A maioria dos gatos passa muito tempo com seus donos, então se tornam mais dependentes, veem eles como uma fonte de segurança e até os procuram quando precisam de conforto.
É uma questão de genes
Os cientistas afirmam que mais treinamento e socialização podem ter um pouco de impacto na maneira como os gatos se sentem sobre seus donos. São os fatores hereditários, como o temperamento, que mais importam. Os pesquisadores destacaram que, se um gato conseguir se conectar com seu cuidador, seu relacionamento será estável a longo prazo.
No entanto, mais estudos são necessários
Os céticos dizem que esse experimento deve ser repetido com estranhos, porque agora não podemos ter certeza se os gatos estavam respondendo à presença de seu dono ou se teriam reagido de maneira semelhante a qualquer humano. Mas os gatos definitivamente formam uma conexão emocional com seu dono, simplesmente não podemos ter certeza de que ela pode ser classificada como um vínculo psicológico seguro no sentido tradicional sem mais pesquisas.
Você concorda com os resultados do estudo? Como seu gato mostra afeto? Compartilhe histórias sobre seus animais de estimação nos comentários.