Um estudo conduzido pela Universidade de Oxford explicou que a maturação do cérebro humano se distingue por um desenvolvimento prolongado das propriedades da rede funcional e estrutural que se estende até a idade adulta. Essa pesquisa teve como objetivo descobrir quais características se transformam durante o madurecimento e quais permanecem as mesmas. Os cientistas examinaram o cérebro de 121 participantes entre as idades de 4 e 40 anos através de imagens do cérebro. Eles também acompanharam as mudanças nas diferentes funções, levando em consideração a idade e o gênero dos participantes.
Os resultados deste experimento revelaram que, embora os cérebros dos homens adultos e das mulheres acabem desenvolvendo as mesmas capacidades para operar na vida diária, os homens frequentemente mostram um atraso no desenvolvimento prolongado das redes funcionais em comparação com as mulheres. As moças, no entanto, mostram uma deterioração mais prematura dessas redes. É por isso que se diz que os homens amadurecem mais tarde na vida do que as mulheres.
Além do que foi relatado acima, há ainda mais dados que confirmam a maior eficiência do cérebro feminino. Eduardo Calixto, professor de fisiologia e farmacologia da Faculdade de Medicina da UNAM, explicou em publicação recente que, embora os cérebros dos homens sejam maiores que os das mulheres, o feminino apresenta maior eficiência. Por exemplo, demonstra melhor memória, mais conexões neurais e uma percepção detalhada de cor e sabor. Calixto disse que tudo isso tem origens hormonais.
Graças à ciência, agora podemos dizer com confiança que as mulheres e os cérebros dos homens funcionam de maneira diferente, o que explica as variações de comportamento e grau de maturidade emocional nas pessoas.
Você já encontrou essas diferenças em sua vida diária? Você acha que todos os homens amadurecem depois das mulheres? Compartilhe seus pensamentos conosco nos comentários!