Uma das pintoras mexicanos mais famosos, Frida Kahlo, deixou uma marca no mundo com sua arte, visões políticas e personalidade vibrante quando ela faleceu em 1954. Mas nem todos sabem que ela também deixou sua coleção única de roupas, que foram reveladas ao público mais uma vez depois de terem sido trancadas por quase 50 anos.
O marido de Frida, Diego Rivera, ficou com um impressionante guarda-roupa de sua esposa, que decidiu selar no banheiro de sua casa na Cidade do México e ordenou mantê-los escondidos até 15 anos após sua morte. Ele faleceu logo depois, em 1957, mas os pertences de Kahlo ficaram bloqueados até 2004, quando o museu decidiu catalogar seu conteúdo.
Quem teve o privilégio de imortalizar os mais de 300 itens do guarda-roupa de Frida foi o famoso fotógrafo japonês Ishiuchi Miyako, que fez o trabalho usando apenas uma câmera Nikon de 35mm e luz natural.
1. Brincos
2. Uma perna protética
A perna de Kahlo foi amputada em 1953. Ela projetou esta perna protética com botas vermelhas bordadas com laço e penas.
3. Óculos de gatinhos clássicos
4. Vestidos
Os amigos de Kahlo observaram que quanto mais dor ela sentia, e quanto mais incapacitada ela ficava, mais elaboradas eram suas roupas.
5. Vestido de Tehuana Tradicional
A perna direita de Kahlo sempre foi mais fina do que a esquerda por causa da pólio na infância – e depois foi fraturada em 11 lugares quando ela sofreu um horrível acidente de ônibus aos 20 anos de idade. Como resultado, ela usava longos e tradicionais vestidos de Tehuana que ocultavam a parte inferior do corpo.
6. Suas botas
7. Maiô de banho
8. Um corsé ortopédico
Após seu acidente de ônibus, Kahlo teve o corpo totalmente engessado por três meses – ela sentiu dores pelo resto de sua vida. Mas nem isso a impediu de expressar-se, ela pintou seus moldes e espartilhos, transformando-os de equipamentos médicos em obras de arte.
9. Um corset de gesso
10. Esmaltes