Todos nós já ouvimos sobre a utilidade do ácido hialurônico e das vitaminas C e E. Mas de que mais depende nossa saúde da pele depois dos 30 e como podemos influenciá-la? Além de fornecer ao corpo suficiente colágeno e elastina, usar um filtro solar e comer alimentos saudáveis, também devemos estar cientes de nossa massa óssea e alterações hormonais de fundo. Analisamos os resultados de estudos científicos e estamos prontos para compartilhá-los com você.
Como o corpo muda quando envelhecemos
Com o passar do tempo, nossa pele se torna menos elástica, e começamos a cuidar mais dela: usando tapa-olhos, cremes, mesoterapia e outros procedimentos destinados a melhorar nossa pele.
O aparecimento de rugas depende não só da nossa própria pele, mas também de componentes estruturais profundos, como os tecidos moles, depósitos de gordura e o crânio, que está sujeito à reabsorção óssea. Se entendermos como essas coisas funcionam, podemos desacelerar o envelhecimento.
A reabsorção óssea é uma destruição gradual do tecido ósseo. Nossos ossos se renovam ao longo de toda a nossa vida, mas depois de 35 a 40 anos, o processo de destruição começa a prevalecer sobre o processo de crescimento.
AOS 30 / AOS 40
À medida que envelhecemos, nosso esqueleto fica 10% maior e mais frágil. Por exemplo, os ossos pélvicos crescem por até 25-30 anos (quando o corpo está se preparando para dar à luz uma criança). Depois dos 40 anos, a pélvis começa a ficar mais e mais estreita.
A reabsorção óssea também pode afetar o crânio :
- redução da altura facial (correlacionada com a perda de um dente/dentes);
- engrossamento de proeminências ósseas;
- órbitas ósseas mudam de forma e ficam maiores;
- a mandíbula inferior fica mais larga;
- o nariz fica maior, a ponta do nariz cai devido a alterações ósseas.
As pregas nasolabiais se aprofundam com a idade, já que os maxilares também mudam. Sim, isso também está relacionado com a perda da elasticidade da pele e as alterações dos tecidos moles sob a pele. Mas, principalmente, está ligado aos dentes e sua saúde.
As órbitas ósseas ao redor de nossos olhos, especialmente seus cantos externos e internos, também ficam maiores. É a razão pela qual as sobrancelhas parecem erguidas e os pés de galinha acontecem.
Lifts faciais não vão ajudar
As pessoas costumavam acreditar que um lifting facial poderia ajudar. Essa ideia seguia o conceito tradicional de envelhecimento: a pele fica menos elástica e afunda, e então ocorrem rugas.
Com a ajuda de tecnologias modernas, os pesquisadores tiveram a chance de entender melhor como o esqueleto facial muda e quais áreas são propensas a reabsorção. Os cientistas estão prestando cada vez mais atenção à correção da estrutura esquelética.
Seus principais objetivos são:
- retardar o processo de reabsorção;
- para eliminar quaisquer fatores que aceleram a destruição.
Como os compartimentos de gordura também se desfazem, não confie naqueles que prometem fazer sua pele parecer jovem e fresca como costumava ser de 15 a 20 anos atrás em apenas um procedimento. Você tem que recorrer a um especialista que conhece as características do rosto envelhecido e que não prejudicará sua saúde.
Como retardar o processo de envelhecimento
AOS 35 / AOS 45
Se você quiser manter seu rosto jovem, você tem que retardar o processo de envelhecimento da pele e as alterações do crânio (reabsorção óssea).
Em nossa juventude, a pele é suave, pois é enriquecida com colágeno e elastina, e a gordura facial é distribuída uniformemente. À medida que envelhecemos, nossa pele perde colágeno e a camada gordurosa perde seu volume. Esta é a razão pela qual a pele cai.
Para retardar o processo de envelhecimento :
- Reconsidere seus padrões alimentares. A Academia Americana de Dermatologia recomenda comer menos açúcar, uma vez que acelera o envelhecimento, e consumir mais frutas e vegetais, pois previne o dano celular.
- Hidratar a pele, não danificá-la com esfoliantes e máscaras agressivas, não aperte os olhos (os olhos ficam mais enrugados).
- Proteja sua pele do sol, vento e frio. Especialistas da Harvard Medical School recomendam sempre usar um protetor solar.
AOS 44 / AOS 58
Como retardar o processo de destruição óssea:
- Cuide de seus hormônios. Por exemplo, os hormônios da tireoide intensificam a reabsorção e os estrogênios retardam esse processo. Embora a vitamina D seja realmente útil, um excesso pode afetar os ossos. Para encontrar um equilíbrio, procure um endocrinologista.
- Evite injeções de Botox. Estudos mostram que eles aceleram o processo de destruição óssea .
- Cuide dos seus dentes: se faltar um dente, ele acelera o processo de deformação do maxilar e afeta a aparência dele. Os lábios podem parecer mais finos do que são, as dobras nasolabiais podem parecer mais profundas, o rosto pode parecer mais redondo. É por isso que a mandíbula fica menor em pessoas com uma prótese dentária: em 10 anos, pode perder cerca de 60% do seu tamanho. Implantes que substituem a raiz de um dente podem ajudar a evitar esse processo.
Como podemos ver, nossos rostos mudam de dentro também. É claro que você também deve continuar se preocupando com a sua pele, mas entender outros processos mais complicados evitará que você desperdice dinheiro em procedimentos inúteis que fazem mais mal do que bem.
O que ajuda você a manter sua pele bonita?