A fabricante de carros francesa Citroën revelou recentemente um par de óculos sem vidro que podem tratar os sintomas do enjoo do movimento (cinetose).
Chamados de Seetroën, os óculos engenhosos usam a tecnologia Boarding Ring, que foi criada por uma startup francesa de mesmo nome para tratar o enjoo do movimento, também chamado de mal do movimento, em apenas alguns minutos. De acordo com o comunicado oficial, depois de ser usado por 10 a 12 minutos, “os óculos permitem que a mente ressincronize com o movimento percebido pelo ouvido interno enquanto os olhos estavam focados em um objeto imóvel, como um smartphone ou um livro” e o usuário pode simplesmente tirá-los e aproveitar o resto da viagem.
Então, como o Seetroën cura essa condição chata que vem atormentando a humanidade há séculos? Bem, o segredo está, literalmente, nessa armação de plástico boba. Esse líquido azul nos anéis ao redor dos olhos, ambos ao longo do eixo frontal e eixo sagital recriam a linha do horizonte para resolver o conflito entre os sinais enviados ao cérebro pelos olhos e pelo ouvido interno.
O enjoo ocorre quando o nosso cérebro percebe registros conflitantes sobre o movimento percebido pelos olhos e pelo ouvido interno. Geralmente, não é um problema quando uma pessoa está olhando pela janela, porque ambos os órgãos percebem o movimento de forma semelhante, mas quando você está olhando para um telefone ou um livro, os olhos não percebem o movimento da mesma maneira, e os registros enviados para o seu cérebro contradizem aqueles do ouvido interno, e a confusão resulta em enjoo.
O líquido nos anéis do Seetroën simula o ângulo e os movimentos do horizonte, de modo que o movimento detectado pelos olhos coincide com o detectado pelo ouvido interno; não há mais sinais conflitantes, não há mais enjoo, aparentemente.
Como os óculos Seetroën são de fato sem vidro, eles podem ser usados por qualquer pessoa, mesmo com óculos reais. Você só precisa usá-los por 10 a 12 minutos após os sintomas do enjoo do movimento para fazê-los ir embora.
Embora a Citroën afirme ter colaborado com a 5.5, um estúdio de design coletivo francês, para criar um “estilo inovador, simples e ergonômico” para o Seetroën, esses definitivamente não são os óculos mais bonitos que o dinheiro pode comprar. Mas, ora, se eles realmente funcionam como anunciado – a Citroën alega que a tecnologia Boarding Ring tem uma eficácia de 95% – realmente não há por que reclamar.
Uma coisa que pode impedir as pessoas de usarem os óculos Seetroën é o preço. Custam € 99 (cerca de R$ 444) e podem ser comprados na loja online da Citroën.