Então, por que eles são azuis?
Os primeiros assentos azuis entraram em uso há várias décadas e agora todas as companhias aéreas escolhem estofos dessa cor. De acordo com cientistas britânicos, a maioria das pessoas associa a cor azul com confiabilidade e segurança, o que é muito importante até mesmo para os passageiros que não sofrem de aerofobia. Além disso, de acordo com a pesquisa, 90% das pessoas subconscientemente tomam uma decisão sobre a atratividade de uma empresa dependendo das cores da marca.
Existe uma razão prática pela qual as companhias aéreas escolhem assentos azul – sujeira, manchas e arranhões são menos visíveis nesta cor, e, portanto, esses assentos podem ser usados por um longo período de tempo em comparação com aqueles cobertos com um colorido mais claro. No entanto, uma vez que menos pessoas podem se dar ao luxo de voar de primeira classe, as companhias aéreas usam estofados claros nela com mais frequência, pois o tecido se desgasta mais lentamente.
- Um fato interessante: nas décadas de 1970 e 1980, algumas companhias aéreas tentaram usar estofamento vermelho. No entanto, mais tarde, eles tiveram que mudá-lo para azul, como se viu, a cor vermelha aumentou o nível de agressão entre os passageiros.
Tecido ou couro?
Quanto aos materiais, os assentos podem ser estofados com couro artificial ou tecido. Como regra, em aeronaves usadas para voos de longa distância, como os transatlânticos, os assentos são estofados com tecido porque permitem que a pele respire, para que os passageiros não suem nem sintam qualquer desconforto.
Mas o couro artificial funciona perfeitamente para voos curtos. É extremamente resistente ao desgaste, por isso mesmo as bebidas derramadas não deixarão manchas.
- Um fato interessante: o pano que é colocado no encosto do banco é chamado antimacassar. Esses panos foram amplamente utilizados para cobrir os móveis da era vitoriana. O nome desse acessório deriva do óleo de macassar que os homens usavam para o penteado. Esse óleo é extremamente rico e deixa manchas gordurosas nos móveis. Então, as pessoas colocavam pequenos pedaços de tecido em cima das poltronas, onde as pessoas descansam suas cabeças, para evitar qualquer dano ao mobiliário caro.
Por que as janelas de avião não se alinham com os assentos?
Você já se sentou perto da janela, mas na verdade não viu nada através da janela? Aconteceu porque estava no mesmo nível das costas do banco ou mesmo atrás dele?
Isso acontece porque as companhias aéreas tentam espremer o maior número possível de assentos em um único avião. As empresas de aviação fornecem às companhias aéreas recomendações sobre como instalar corretamente as filas de assentos, mas ninguém costuma seguir essas regras.
Trilhas no piso da aeronave permitem que as filas de assentos sejam organizadas a critério da companhia aérea e as empresas aproveitam essa oportunidade para aumentar seus lucros.
Bônus: como escolher o melhor lugar
Como já sabemos, o posicionamento das filas nas aeronaves depende principalmente da imaginação e talvez da ganância das companhias aéreas. Portanto, não é uma tarefa fácil escolher um assento confortável. Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudá-lo:
- Existem sites especiais onde você pode ver o posicionamento real da fila em aviões pertencentes a diferentes companhias aéreas. Eles o ajudarão a determinar se você realmente apreciará a vista da janela ou se terá que se inclinar constantemente para ver as paisagens.
- Se você não quiser ouvir o ruído do motor, escolha os assentos mais próximos do nariz do avião. Nesse caso, você pode ouvir as aeromoças conversando, mas é improvável que elas sejam mais barulhentas que o som do motor. Se você não conseguiu “pegar” esses assentos, sente-se mais perto do corredor, pois é mais silencioso do que perto da janela.
- A propósito, os assentos no início da aeronave têm mais uma vantagem – a refeição é servida a partir de você, então você terá uma variedade maior de pratos. Os passageiros da “cauda” raramente têm uma escolha entre peixe e frango.
- Se você for alto, certifique-se de sentar ao lado da saída de emergência – há mais espaço entre as filas do assento e você não terá que voar com os joelhos perto das orelhas.
- Mas lembre-se de que os assentos na fila perto da saída de emergência não reclinam, para que não interfiram na evacuação de emergência. Por esse motivo, podem não ser a melhor escolha para alguns passageiros.
Com que frequência você viaja de avião? Compartilhe conosco nos comentários!