Os cirurgiões plásticos podem saber tudo sobre beleza, porque são eles que movem o mundo em direção à “aparência ideal” todos os dias. Mas mesmo eles não conseguem nomear as mulheres mais atraentes (porque todas as nossas opiniões são bastante subjetivas). É por isso que o Dr. Julian De Silva decidiu confiar na ciência e ser mais preciso com base em uma antiga fórmula grega da beleza. Queremos verificar se a “proporção áurea” ainda é relevante no mundo de hoje. Vamos discutir isso depois.
À primeira vista, parece que a proporção áurea é apenas um número, mas pode ser o segredo para medir a beleza. Muitos escultores e artistas renascentistas, como Da Vinci, Michelangelo e Rafael, usaram-na para alcançar equilíbrio e harmonia em suas obras. Algumas pessoas também acreditam que os rostos humanos mais atraentes mostram a proporção áurea em suas proporções.
Antes de tudo, o rosto de uma pessoa bonita deve ser cerca de 1,6 vezes mais comprido do que largo. Segundo, a distância entre a linha do cabelo da testa e a parte inferior do queixo deve ser divisível em 3 partes iguais, como mostrado na figura acima. E, finalmente, há mais algumas proporções que podem influenciar nossa atratividade – por exemplo, a largura dos olhos deve ser igual à distância entre os olhos.
FORMATO DO ROSTO / TESTA
SOBRANCELHA / ÁREA DA SOBRANCELHA
POSIÇÃO DO OLHO / NARIZ
LÁBIOS
QUEIXO / BASE DO NARIZ/LARGURA DO LÁBIO
O Dr. Julian De Silva decidiu descobrir quais celebridades estão mais próximas do ideal grego. Com a ajuda de técnicas de mapeamento computadorizadas, ele analisou vários pontos faciais, como o formato do rosto, lábios, sobrancelhas e outras características, e criou a lista a seguir.
Você concorda com esses resultados ou acredita que a proporção áurea está desatualizada? Quem você classificaria como as mulheres mais atraentes?