Você Sabia?

Psicólogos explicam como reconhecer uma pessoa emocionalmente instável por seu comportamento

A falta de autoconfiança é uma das coisas mais importantes que influenciam nossa imagem, nosso nível de satisfação com nossas vidas e nossa estabilidade emocional. Mas é seguro dizer que praticamente todos se sentem tímidos às vezes. E você provavelmente ficaria impressionado com o número de pessoas que estão tentando lutar contra a timidez.

Nós decidimos compartilhar nove sinais típicos de pessoas emocionalmente instáveis. Estes sinais são muitas vezes baseados em timidez.

Desejo de ser popular

Muitas pessoas querem ser populares. Mas tudo depende de quanto alguém quer. Se você tem um amigo real ou um grupo de amigos, você não deve se sentir mal por alguém ser mais popular que você. Você deve se sentir bem.

Mas vivemos no século XXI, quando a internet é muito importante. É por isso que muitas pessoas querem ser populares online. E se você está pronto para fazer qualquer coisa apenas para obter mais curtidas ou visualizações, você deve tentar entender o que o motiva, e talvez você deva até mesmo ver um terapeuta ou especialista para ajudá-lo a determinar a causa raiz do seu desejo de ser popular.

Dúvidas sobre a própria aparência

Você ficará surpreso, mas mesmo as pessoas mais atraentes muitas vezes têm dúvidas sobre sua aparência. E isso é normal. Você não pode ter 100% de certeza de que está perfeito o tempo todo. Todos temos dias ruins e mau humor e existem muitos outros fatores que podem influenciar a maneira como você aparenta.

Tente encontrar as vantagens em sua aparência e destaque-as. Isso fará com que você se sinta mais confiante.

Se importar com a opinião de outra pessoa

Se você fica constantemente incomodado ao se perguntar o que outras pessoas vão pensar sobre o que você faz ou o que você diz, então você pode relaxar. A questão é que muitas pessoas pensam sobre as mesmas coisas. Todo mundo tem medo de uma reação negativa às suas palavras e ações. As pessoas geralmente não estão tão preocupadas com sua aparência e seu comportamento.

Tente perguntar aos seus colegas o que você usou há dois dias. Temos certeza de que a maioria deles não será capaz de responder. Está tudo bem parar de se preocupar com essas coisas e continuar vivendo da maneira que você quiser.

Reação à recusa

Ninguém gosta de ser recusado. Mas muitas vezes ocorrem situações em que sentimos que alguém recusa nossas ideias de propósito, mesmo se a pessoa ou pessoas não tinham intenção de ofender-nos. Ouvir uma reação negativa às suas ideias ou propostas pode realmente prejudicar sua autoestima, especialmente se você já está lutando para aumentar sua confiança.

Mas pense no fato de que outras pessoas estão preocupadas com isso também. E às vezes você pode ser a pessoa a recusar as ideias de outra pessoa. Tente entender como as outras pessoas se sentem nessas situações e você entenderá que você não está sozinho.

Expectativas altas

É ótimo quando uma pessoa espera muito de si mesma e consegue seu objetivo. Ela se sente forte e orgulhosa. Isso a faz continuar e chegar a novos objetivos.

Mas isso não acontece em um piscar de olhos. O sucesso é o resultado de um processo longo e cansativo, por isso não espere um resultado rápido. Caso contrário, você falhará e ficará desapontado.

Não espere que você ou outras pessoas façam o impossível e nunca abandone algo que você começou.

Inveja

Muitas pessoas acreditam que outros vivem vidas muito mais felizes com base no que veem online. Mas a verdade é que as fotos postadas online não são suficientes para mostrar aos outros exatamente como é a vida de alguém. Sentir-se insatisfeito com a vida e consigo mesmo é um fenômeno bastante comum e é algo com que até as pessoas “mais felizes” às vezes lutam. Fotos excepcionalmente felizes no Instagram são especificamente escolhidas para mostrar os melhores aspectos da vida de alguém.

Se você pensar sobre isso, notará que há muitas pessoas ao seu redor que têm exatamente os mesmos problemas. E alguém provavelmente pensa que sua vida é perfeita. 

Desvalorização

Mais um problema é que algumas pessoas têm certeza de que os outros não conseguem compreendê-las. Elas pensam que ninguém pode sentir as mesmas coisas.

Todos pensamos que nossos próprios problemas são mais importantes do que aqueles de outra pessoa. Mas isso não significa que devemos ignorar as pessoas que realmente querem nos apoiar.

Precisar da opinião dos outros

 

Se você demorar muito para tomar uma decisão, significa que você é muito inseguro. Provavelmente, em tais situações, você geralmente pede a opinião das pessoas que são importantes para você.

Se alguém pedir sua opinião, tente não impor seu ponto de vista a eles, mas ajude-os a entender o que eles realmente querem. 

Tentar possuir uma pessoa próxima

Se você acha que pessoas próximas devem amar você não importa o quê e estarem prontas para vir e ajudá-lo a qualquer momento que você precisar delas, então tenha cuidado porque essa estrada irá levá-lo a lugar algum. Cada pessoa tem seus próprios desejos e eles podem ser diferentes dos seus. E isso é perfeitamente normal porque elas são pessoas – elas não são suas servas.

Então, na próxima vez que alguém se recusar a ajudar e explicar por que eles não podem ajudá-lo, tente fazer algo em vez de se ofender.

Confiança = equilíbrio emocional

Isso é certo: a falta de autoconfiança pode ser notada mesmo nas menores coisas. E nossa vida não é mais que uma compilação de pequenas coisas. Então, talvez você devesse tentar mudar algo sobre você para encontrar a paz.

Você muitas vezes se preocupa com pequenas coisas? Compartilhe suas respostas na seção de comentários abaixo!

Continuar lendo

Posts relacionados