Você Sabia?

Como as roupas de banho femininas mudaram ao longo da história

Até o final do século XVIII, as pessoas tomavam banho de roupa íntima ou nuas, e não tinham ideia de que precisavam de uma peça específica de roupa para isso. Mas as coisas mudaram muito quando as pessoas começaram a viajar como turistas. Desde o momento em que as primeiras roupas de banho apareceram, tiveram que resistir ao verdadeiro teste do tempo. Neste artigo, você verá o processo de emancipação das mulheres e como isso afetou as mudanças no traje de banho. Decidimos fazer uma breve visão histórica desta importante peça de roupa de praia.

1910

Com o surgimento do transporte ferroviário, as pessoas poderiam cobrir facilmente milhares de quilômetros e isso ajudou o turismo e o desenvolvimento de resorts populares. Mas os representantes das classes mais altas não estavam acostumados a se despir em público. Então, havia uma necessidade de itens de vestuário com os quais eles poderiam gastar tempo na praia. O primeiro maiô para as mulheres consistia de um vestido e calças largas, enquanto os homens tomavam banho em calções até o joelho e uma parte de cima que cobria seus peitos peludos.

Outro detalhe interessante do estilo de vida na praia desde o início do século 20 era uma máquina de banho que era um lugar onde as pessoas podiam trocar suas roupas normais por roupas de banho. As pessoas entravam na máquina de banho, trocavam de roupa nela e depois deslizavam para o oceano. Máquinas eram movidas ao longo dos trilhos com a ajuda de cavalos.

1920

Nos últimos anos, a moda de praia foi influenciada pelas Olimpíadas. Quando a natação se tornou um esporte oficial dos jogos, era óbvio que grandes maiôs impediam que os atletas conseguissem os melhores resultados. Em 1912, nadadoras do sexo feminino surpreenderam o público com seus maiôs reveladores mostrando seus braços e pernas. Claro, depois disso muitas mulheres quiseram seguir seu exemplo, e a roupa de banho se tornou mais reveladora.

1930

Na década de 1930, a aparência dos trajes de banho era semelhante à da década anterior, mas eles começaram a ser feitos em uma variedade de cores diferentes. Além disso, graças a Coco Chanel, a pele bronzeada tornou-se moda e as mulheres começaram a adicionar acessórios diferentes para sublinhar seu bronzeado. Agora os homens podiam mostrar seu peito e usar shorts.

1940

A Segunda Guerra Mundial transformou todas as áreas da vida, incluindo roupas de banho. Era necessário reduzir a quantidade de tecido para a produção de roupas. Foi assim que os maiôs de duas peças chegaram.

Louis Réard, que administrava uma empresa familiar de roupas íntimas, notou que as mulheres muitas vezes enrolavam seus trajes de banho para um bronzeado melhor. Isso o inspirou a criar o biquíni. Em 1946, ele introduziu esse novo modelo de maiô para mulheres. A reação do público foi controversa, porque as pessoas não estavam preparadas para uma peça de roupa tão reveladora.

1950

Mas a indústria cinematográfica adotou o biquíni imediatamente, porque as garotas em roupas de banho reveladoras atraíam o público e proporcionavam um bom retorno nas bilheterias. A primeira mulher que ousou aparecer em uma roupa de banho reveladora foi a charmosa Brigitte Bardot.

1960

Na década de 1960, os fashionistas escolheram diferentes modelos de roupas de banho, mas o principal era que a roupa de banho era agora feita de um novo elástico e um material de secagem rápida chamado Lycra.

1970

Na década de 1970, as mulheres não resistiram mais ao biquíni e começaram a comprar esse pequeno maiô que era muito conveniente para obter o bronzeado perfeito. Os fabricantes ficaram tão inspirados com a demanda por esse modelo que começaram a adicionar “kini” a todos os outros modelos de roupa de banho. Foi assim que o monokini apareceu – um maiô de uma peça sem lado.

1980

Na década de 1980, maiôs de uma peça estavam de volta à moda porque as festas na piscina se tornaram populares. No entanto, aquelas que estavam tentando se bronzear ainda preferiam o biquíni, que acabou ficando menor.

1990

Nos anos 90, o programa de TV Baywatch era extremamente popular em todo o mundo. Muitas pessoas gostaram do episódio em que Pamela Anderson e seus colegas estavam correndo ao longo da praia em câmera lenta. Não é de admirar que o maiô vermelho de Baywatch tenha se tornado um dos modelos mais populares.

2000

Nos anos 2000, o mini-biquíni ficou em primeiro lugar em popularidade novamente. Mas agora combinava com um pareô de diferentes tamanhos, de uma saia curta a um tecido grande que podia ser transformado em vestido ou saia longa.

2010

2010 foi o ano em que o modelo de maiô mais desconfortável – o monokini – estava de volta à moda. Sim, eles eram glamourosos, mas arruinavam seu bronzeado. Outro modelo difícil foi o bandeau ou tomara-que-caia (mais frequentemente sem alça), que só ficava bom em certos tipos de corpo.

2019

Este ano, os modelos mais elegantes são trajes de banho retrô de cintura alta, roupa de banho desportivas em cores neon e um biquíni clássico para um bronzeado perfeito.

Qual estilo de banho você mais gosta?

Continuar lendo

Posts relacionados