A arte da técnica
O mecanismo é conhecido na psicologia como o Dilema Volátil, e é uma técnica simples para verificar a veracidade de alguém. O Dr. Jack Shafer, ex-analista comportamental do FBI, explica que o método consiste em fazer uma pergunta para a qual você já sabe a resposta, ao indivíduo. Deve ser uma afirmação falsa, para que, se a pessoa concordar com você, você saber que está mentindo, e se a pessoa discordar, você poder verificar que a pessoa é verdadeira.
Tente não usar demais esse mecanismo, pois as pessoas podem começar a perceber e apontar suas intenções ocultas de identificar um enganador. Isso ajudará a garantir que o mentiroso em potencial não perceba que está sendo testado e será forçado a enfrentar dificuldades quando interrogado.
Como fazer:
Você pode usá-la de vez em quando, quando sentir que algo está errado durante uma conversa com alguém. Tente manter sua postura e tom, pois uma maneira eficiente de aplicar o mecanismo é garantir que não haja nenhum vestígio de intimidação por trás de suas perguntas e que você está gostando da conversa.
Por exemplo, digamos que você esteja conversando com o novo namorado de sua irmã. Ele menciona orgulhosamente que foi convidado para o casamento do príncipe Harry e Meghan Markle. Você pergunta como estava o bolo de chocolate quando, na verdade, você sabe que era um bolo de baunilha branco decorado com flores. Se o novo namorado disse que amou o bolo de chocolate, você tem um mentiroso à sua frente.
E se a pessoa estiver dizendo a verdade?
Se a outra pessoa estava, de fato, dizendo a verdade, lembre-se de que o dilema volátil sempre exige uma cláusula de fuga, caso você esteja errado(a) sobre suas suspeitas.
Imagine que o namorado da sua irmã não se lembra do bolo de chocolate no casamento real, mas afirmou que o de baunilha adornado com rosas brancas era requintado. Então você perceberia que ele realmente estava na recepção do casamento e que suas dúvidas eram infundadas. Para sair dessa situação, basta dizer algo como “Ah, eu pensava que era um bolo de chocolate, porque esse é o meu favorito”, e desviar a conversa.
Quando falar sobre sua descoberta
Acusar uma pessoa no ato de não dizer a verdade, ou sugerir que não estão, pode prejudicar seu relacionamento com ela, e mais ainda se não estava mentindo. No exemplo, sua irmã ficaria muito brava com você e o namorado dela pode até ficar ofendido.
Em vez disso, tente ter uma conversa particular mais tarde com a pessoa que você considera mentirosa. Talvez converse com sua irmã depois para impedi-la de pensar que você sente que o namorado dela não é tão transparente. Dessa forma, você evitará um grade drama e dará melhores conselhos para sua irmã ou namorado.
Você colocaria esse método à prova? Você já sentiu que alguém era mentiroso e sua sensação acabou sendo verdadeira? Compartilhe sua história com a nossa comunidade!