Embora normalmente não usemos mais de 30 temperos diferentes na cozinha, existem mais de 100 tipos deles no mundo. E muitos deles não são apenas ervas – por exemplo, o gergelim cresce em vagens, o açafrão é o estame de uma flor e a pimenta preta pode ser encontrada em um cipó! Sempre queremos saber mais sobre as coisas que nos cercam, especialmente quando se trata de comida. Então, aqui está uma lista de 15 temperos populares e como eles são antes de chegar às prateleiras de sua mercearia.
Essas pequenas sementes pretas ou brancas perfumadas que costumamos encontrar em pães ou em vários pratos, na verdade crescem em vagens. A planta, que tem flores lilás ou brancas, pode crescer até 2,5 metros de comprimento. Uma vagem, que geralmente é muito pequena – com cerca de 3 a 5 cm de tamanho, pode ter até cem sementes. O gergelim cresce em climas quentes e secos, pois são plantas muito tolerantes às secas.
O nome desse tempero em grego significa “fio” ou “fibra”. A parte mais valiosa dele são os estames vermelhos. O pilão deve ser colhido rapidamente, já que a flor morre rapidamente, por isso o açafrão é conhecido como um tempero requintado e muito caro.
Nem todos os amantes de sushi percebem que o wasabi é uma raiz e que às vezes é chamada de raiz-forte japonesa. A planta em si tem folhas em forma de coração e pequenas flores brancas, e a raiz é ralada em pastas e pós. O wasabi gosta de crescer em lugares escuros e úmidos, mas também pode ser cultivado em um jardim.
O cardamomo é uma das especiarias mais caras do mercado, e é por isso que às vezes é chamada de “Rainha das Especiarias”. Os frutos verdes da planta têm um aroma muito forte. Eles precisam ser coletados, secos ao sol, depois umedecidos e secados novamente. Isso resulta em cápsulas triédricas brancas com um comprimento de 1-1,5 cm.
A árvore de noz-moscada em si é realmente alta, com cerca de 10m a 12 m. A parte mais importante são os seus frutos grandes que parecem pêssegos. Uma vez totalmente maduros, eles explodem ao meio, para que a semente fique exposta – as sementes são coletadas, secas e pulverizadas.
As pimentas crescem em cipós (trepadeiras que crescem nas árvores) em alta umidade e calor estável, como na Ásia, e seu comprimento pode chegar a 15 m. Os pimentões florescem de maneira simples, com pequenas flores brancas colhidas em uma longa forma de espiguetas. Os frutos verdes redondos são exatamente como a pimenta preta se parece quando cresce.
Se você já se perguntou por que a mostarda tem uma cor amarela, é por causa dessas lindas flores. A planta cresce em campos e as flores amarelas começam a florescer no final de abril, início de março. Então suas sementes são colhidas e secas. Elas são usadas principalmente na culinária e na medicina.
O cominho é uma planta com flores resistentes ao gelo, à luz e à umidade e muito semelhante à salsa. As sementes são coletadas antes de amadurecer e deixadas para amadurecer em um local escuro e seco. A propósito, como tempero, você pode não apenas usar as sementes, mas também as folhas jovens. Elas contêm minerais, vitaminas A e C, e o mesmo óleo essencial que as sementes.
Esses arbustos sempre verdes são conhecidos por suas estrelinhas – os raios marrons que escondem essas sementes perfumadas. Ao mesmo tempo, todas as partes do arbusto, incluindo as raízes, têm o mesmo cheiro agradável. A fruta em si são várias de pequenas vagens reunidas em uma vagem maior em forma de estrela. Depois que a fruta amadurece, as cápsulas estouram e as sementes se tornam visíveis.
As alcaparras são apenas botões de flores que crescem em pequenos arbustos com hastes longas. E durante o período de floração, a planta se abre mostrando lindas flores rosa ou brancas. As alcaparras nunca são comidas cruas, geralmente são em conserva ou enlatadas em vinagre e sal.
Cúrcuma não é apenas um tempero famoso no mundo, mas também uma bela planta com flores. O principal fornecedor mundial de cúrcuma é a Índia. Além disso, esse tempero é na verdade uma raiz. A raiz é tirada do chão e mergulhada em água fervente por um minuto. Isso ativa as células da raiz, que começam a secretar uma mancha laranja. Depois disso, a raiz é seca e moída em pó.
A baunilha cresce em trepadeiras perenes e na verdade vem da América Central. Desde os tempos antigos, os povos indígenas do México – os Totonaki e os astecas – colhiam vagens de baunilha e as adicionavam a bebidas da árvore de chocolate, que hoje chamamos de cacau. Agora a baunilha é geralmente seca e em pó.
Cravos-da-índia são botões de flores aromáticos secos de uma árvore de cravos tropical e apenas os botões fechados são usados para fazer o tempero. A árvore floresce duas vezes por ano, mas produz colheitas abundantes; portanto, o preço desse tempero é baixo.
O alecrim é nativo da região do Mediterrâneo e traduz-se como “orvalho do mar”. Cresce em um arbusto sempre-verde, lenhoso e perene, com folhas como agulhas, semelhantes às agulhas das coníferas. O tempero é feito dos brotos jovens de um arbusto – que deve ser seco e moído.
A sálvia cresce em lugares abertos, encostas e margens de córregos e rios em arbustos com 30 a 40 centímetros de altura. Tem lindas flores azul-violeta, mas são as folhas que usamos como tempero. A sálvia seca é usada ativamente não apenas na culinária, mas também na medicina.
Você usa alguma desses temperos em casa? Você conhece outros temperos populares que parecem incomuns quando cultivados? Teremos o maior prazer em saber na seção de comentários abaixo!