Você Sabia?

[TESTE] 5 quebra-cabeças lógicos para impulsionar seu cérebro

Esses enigmas são simples o suficiente para serem resolvidos durante o seu intervalo de café. E complicados o suficiente para deixá-lo por horas, enviando sua mente em uma perseguição selvagem! Então, você aguenta o desafio? Oferecemos uma chance de esticar um pouco seu cérebro, desvendando algumas dessas pequenas belezas mentais!

1. O enigma do chapéu do prisioneiro

Os 4 criminosos estão alinhados em alguns passos. Todos estão de frente para a mesma direção. Uma parede separa o quarto homem dos outros três. Então, para resumir:

  • O homem 1 pode ver os homens 2 e 3.
  • O homem 2 pode ver o homem 3.
  • O homem 3 não pode ver nenhum dos outros.
  • O homem 4 não pode ver nenhum dos outros.

Os criminosos estão usando chapéus. Foi dito a eles que há dois chapéus brancos e dois chapéus pretos. Os homens inicialmente não sabem que chapéu de cor estão usando. Foi ordenado que gritem a cor do chapéu que eles estão vestindo assim que souberem com certeza qual é a cor.

  • Eles não tem permissão para se virar ou se mover.
  • Eles não podem falar um com o outro.
  • Eles não podem tirar seus chapéus.

Quem é a primeira pessoa a gritar e por quê?

 

2. Dificuldades na estrada

 

Ao trocar um pneu, um motorista acidentalmente soltou os quatro parafusos da roda em um bueiro. Ele tentou tudo para recuperá-los, sem sucesso. O homem estava começando a suspeitar que ele teria que passar muitas horas à beira da estrada, quando uma criança que passava de repente o ajudou a resolver o problema.
Seguindo o conselho da criança, ele instalou um novo pneu com sucesso e dirigiu para a estação de serviço mais próxima sem acidentes.

Qual foi o conselho que a criança deu ao motorista?

 

3. O presente da bruxa

 

Em um passado distante, o Príncipe Encantado estava procurando pela sua noiva em todos os lugares. O verão já havia terminado, quando ele encontrou uma barraca, habitada por uma velha bruxa. O viajante cansado perguntou se ela poderia lhe conceder refúgio para a noite. A bruxa aceitou e deu ao sua convidado uma calorosa recepção, oferecendo-lhe comida, bebida e um lugar para dormir. Na manhã seguinte, enquanto o Príncipe Encantado se preparava para continuar na jornada, ela lhe deu um presente, dizendo: “Chegará um momento, quando você encontrará o seu caminho bloqueado por um rio largo sem ponte. A única maneira de atravessá-lo é nadar para a outra margem. Esta túnica encantada irá ajudá-lo – não vai deixar você se afogar! “.

Nosso herói continuou em sua jornada. Cem dias e noites se passaram antes de encontrar o rio com o qual a bruxa o havia avisado. Mas, no final – ele não precisou colocar a túnica para atravessá-lo! Você pode adivinhar o porquê?

 

4. O mistério da casinha dos coelhos

Um fazendeiro mantém coelhos em três grandes casinhas que formam em uma fila em seu quintal. Cada uma das cabanas é pintada de uma cor diferente – vermelho, amarelo e verde. Até recentemente, o número de coelhos na cabana verde era duas vezes maior do que o número de coelhos na cabana amarela. Então, um dia, o fazendeiro tirou cinco coelhos da cabana do lado esquerdo e entregou-os ao recanto de animais de estimação da escola local.
Ele também pegou a metade dos coelhos que ficaram no lado esquerdo e os moveu para a casinha vermelho.

Agora, você pode adivinhar qual a cor do lado esquerdo?

 

5. Identifique o culpado

No final de uma noite, um carro atropelou um pedestre em uma rua estreita e fugiu sem parar para ajudar. Um policial que viu o veículo sair da cena do acidente informou que ele se movia em velocidade muito alta. O próprio acidente foi testemunhado por seis espectadores. Eles forneceram as seguintes histórias conflitantes sobre o que aconteceu:

 

  • Era um carro azul, conduzido por um homem;
  • O carro movia-se em alta velocidade, os faróis estavam desligados;
  • O carro possuía placas, não ia muito rápido;
  • Era um Toyota, os faróis estavam desligados;
  • O carro não tinha placas, o motorista era uma mulher;
  • Era um Ford cinza.

 

Quando o carro e o motorista foram finalmente apreendidos, descobriu-se que apenas uma das seis testemunhas oculares forneceu uma descrição totalmente correta. Cada um dos outros cinco forneceu uma verdadeira e uma falsa informação.

Tendo isso em mente, você pode determinar o seguinte:

 

  • Qual era a marca do carro?
  • De que cor era o carro?
  • O carro estava rápido ou lento?
  • Possuía placa?
  • Os faróis estavam ligados?
  • O motorista era um homem ou uma mulher?

Bônus

Você pode nomear uma coisa que todas as pessoas na Terra fazem simultaneamente?

Respostas:

 

1: O homem 2 gritará depois de algum tempo.

Aqui está o porquê :

Os homens 3 e 4 não conseguem ver os outros chapéus.
O homem 1 vê um chapéu branco e um chapéu preto e sabe que seu chapéu pode ser preto ou branco.
O homem 2 vê um chapéu preto, mas se ele também estiver usando um chapéu preto, seria óbvio para o homem 1 que ele estava usando um chapéu branco. Como o Homem 1 não gritou, o Homem 2 concluiu que ele próprio usava um chapéu branco.

 

2: A criança disse ao homem para remover um parafuso de cada uma das outras três rodas e use-as para segurar o novo pneu!

 

3: O príncipe Encantado visitou a cabana da bruxa em março. Depois disso, levou cem dias para chegar ao rio. O que significa que, quando chegou lá, já era meio do inverno. O rio estava congelado e ele simplesmente atravessou para a outra margem.

 

4: É amarela. Como já sabemos, no início, o número de coelhos na casinha verde era duas vezes maior que o número de coelhos na casinha amarela. Isso significa que o número de coelhos na casinha verde era um número par. Depois que o fazendeiro retirou cinco coelhos da casinha esquerda, o número de coelhos que permaneceu lá também se tornou um número par (isto é comprovado pelo fato de ser divisível por dois). Portanto, antes que esses cinco fossem removidos, a casinha do lado esquerdo continha um número desigual de coelhos. Por isso, a casinha esquerda não pode ser de cor verde. Mas, com base nas informações que temos – não pode ser de cor vermelha, também!

 

5: Era um Ford azul. Possui placas. Estava dirigindo em alta velocidade, com os faróis desligados. O motorista era uma mulher. A solução para o enigma reside na informação, fornecida pelo policial (o carro estava indo muito rápido). Se aceitarmos esta afirmação como confiável, a declaração fornecida por uma das testemunhas oculares (o carro estava indo devagar) é falsa por padrão. Depois de ter estabelecido isso, eliminar todas as outras falsidades não irá representar um problema!

 

Bônus: Envelhecer.

Continuar lendo

Posts relacionados