Vários objetos que utilizamos diariamente possuem algumas características intrigantes que não sabemos para que serve, um exemplo disso é aquele pequeno furo em quase todo cadeado. Bom, usamos cadeados todos os dias de nossa vida, para trancar e destrancar o portão ou qualquer coisa que desejamos deixar trancado, e nunca temos interesse em saber ou simplesmente pesquisar sobre.
Mas afinal, para que serve esse furo que tantas pessoas vivem perguntando sobre a sua utilidade? Com certeza as pessoas pensam que serve para várias coisas e a função daquele furo é mais simples do que vocês imaginam. Bom, quando chove, os cadeados enchem de água, e para ela não ficar acumulada lá dentro, existe esse buraquinhos para que a água possa escorrer, como se fosse um ralo, ou algo do tipo. O buraco também é usado para lubrificar o cadeado quando preciso.
O cadeado tem origem entre 500 a.C. e 300 d.C., e eles costumavam ser usados por comerciantes viajantes nas antigas rotas de comércio da Ásia para a China. Os cadeados são usados na China desde o final da Dinastia Han e de acordo com Hong-Sen Yan, diretor do Museu Nacional da Ciência e Tecnologia, os primeiros cadeados chineses tinham as chaves geridas por molas de divisão, e a combinação das fechaduras eram letras. [Ultra Curioso]