Você Sabia?

10 hábitos de limpeza que estão estragando as nossas casas

Quase todo mundo sabe que deixar roupas na máquina de lavar não é uma boa ideia e que é melhor lavar a louça suja imediatamente. No entanto, às vezes, até mesmo a(o) dona(o) de casa mais experiente pode cometer erros semelhantes ao limpar seus apartamentos e remover a bagunça. O fato é que eles podem estar usando dicas bem conhecidas que podem parecer corretas, mas o que estão fazendo pode até ser perigoso. Veja uma lista de hábitos de limpeza doméstica que podem anular qualquer esforço para manter sua casa limpa e que podem até prejudicar sua saúde e a de sua família.

Varrer o chão

Para muitos de nós, varrer o chão é um método rápido para limpar o chão da casa. Mas, na verdade, trabalhar com uma vassoura dificilmente pode ser considerado eficaz. Esse tipo de limpeza não remove nem 1/10 de toda a sujeira de sua casa. Partículas de poeira sobem no ar e se acomodam em seus móveis, enquanto outras pequenas partículas abrasivas penetram no revestimento do piso, o que o fazem parecer empoeirado. É por isso que é melhor não varrer o chão, mas sim aspirar. Isso tornará o processo de limpeza mais completo e seu apartamento permanecerá limpo por mais tempo.

Usar uma tábua de corte de plástico em vez de madeira

Existe um mito de que as tábuas de cortar de plástico são mais higiênicas do que as de madeira e isso não é totalmente verdade. Apesar de a madeira ser porosa e realmente absorver bem as bactérias, também é um ambiente destrutivo e agressivo para elas. Ao mesmo tempo, tábuas de corte de plástico são seguras até o momento em que você vê os primeiros arranhões nelas. O material sintético serve como um excelente terreno fértil para bactérias e mesmo uma desinfecção completa não será capaz de erradicá-las completamente.

Lavar uma tábua de cortar com detergente líquido

O detergente para a louça remove com eficácia os resíduos alimentares das tábuas de corte. Mas os arranhões e cortes nessas tábuas também contêm restos microscópicos de alimentos que são invisíveis a olho nu – e depois de absorver a solução com sabão, eles serão transferidos para qualquer outro alimento que for cortado nessa tábua. É melhor desinfetar tábuas de corte com a ajuda de água oxigenada.

Colocar na pia borra de café e água após ferver macarrão/arroz

Os grãos de café despejados na pia costumam causar entupimentos de esgoto. Isso tudo devido à consistência especial do pó, que gruda nos depósitos de gordura dos canos e forma uma espécie de entupimento. O mesmo acontece com a água que sobra após ferver o macarrão ou o arroz. O líquido pegajoso se deposita rapidamente nas paredes internas dos canos, mas se dissolve lentamente, o que aumenta o risco de entupir o ralo.

Arrumar a cama logo após acordar

Essa notícia pode animar aqueles que acham que arrumar a cama pela manhã é uma verdadeira tortura. O fato é que qualquer cama tem ácaros vivendo nela. Os ácaros são organismos microscópicos que se alimentam de células mortas da pele humana. Calor e umidade são um ambiente ideal para eles. Ao fazer a cama logo após se levantar, a pessoa cria o ambiente perfeito para eles. Mais tarde, isso pode causar reações alérgicas graves, incluindo asma brônquica, rinite alérgica e conjuntivite. Por isso é melhor deixar a cama um pouco aberta para que seque.

Manter as cortinas abertas constantemente

Pessoas cujo apartamento está localizado no lado ensolarado devem prestar atenção especial a este ponto. Se você deseja que seus móveis e pisos de taco permaneçam bonitos o máximo possível, certifique-se de fechar as cortinas ou persianas durante os horários de calor. Móveis e pisos de madeira podem manchar e descolorir rapidamente graças à abundância de raios ultravioleta.

Manter toalhas felpudas no banheiro

Toalhas felpudas penduradas em ganchos no banheiro podem se tornar um verdadeiro terreno fértil para fungos e bactérias. A umidade, o calor e o oxigênio são o terreno fértil ideal para eles. Por isso, para não agredir a pele, é necessário trocar as toalhas a cada dois dias. E não se esqueça de secar bem – a melhor opção é substituí-las por toalhas de papel.

Colocar a escova de banheiro no suporte logo após a limpeza

Se você devolver a escova de banheiro ao suporte logo após usá-la, os micróbios do banheiro entrarão no suporte e começarão a se reproduzir ativamente. Para evitar isso, é recomendável pendurar a escova sobre o vaso, colocando-a entre o vaso e o assento por um tempo, para que a umidade extra saia dela.

Derramar sobras de folhas de chá na privada

Não é uma boa ideia jogar folhas de chá no vaso sanitário. Se você continuar fazendo isso regularmente, a superfície do vaso sanitário ficará marrom-escura devido aos taninos do chá. Pode ser muito difícil recuperar a brancura original do vaso depois.

Pulverizar detergentes de limpeza diretamente na superfície

Pulverizar agentes de limpeza diretamente na superfície dos móveis e do vidro cria uma fina película da solução que é invisível a olho nu. Isso pode fazer com que a poeira e a sujeira grudem ainda mais nele. A maneira certa é aplicar primeiro o detergente em um pano ou esponja.

Você conhece outras dicas secretas para uma limpeza rápida e eficaz?

 

 

Continuar lendo

Posts relacionados