Você Sabia?

8 alimentos ricos em colágeno que podem retardar o envelhecimento da pele

O colágeno é a principal proteína estrutural em vários tecidos conjuntivos no corpo de uma pessoa. É responsável pela elasticidade da pele. Então, se você perceber o desenvolvimento de rugas, é um sinal de que o nível de colágeno do seu corpo foi reduzido. Manter uma boa dieta é uma das maneiras de retardar o processo de quebra de proteínas. Nós amamos cuidar de nós mesmos e queremos compartilhar uma lista de alimentos ricos em colágeno que você pode comer para evitar o envelhecimento prematuro da pele. Para entender tudo isso ainda melhor, começaremos com uma explicação sobre o que é o colágeno.

O colágeno é às vezes chamado de “cola” porque o nosso corpo simplesmente desmoronaria sem ele

Como dissemos antes, o colágeno é uma proteína. É 30% a 40% do material proteico inteiro em nossos corpos. O colágeno mantém a pele jovem, mas também pode ser encontrado em óleos, cabelos, articulações e tecido intestinal. Existem 16 tipos de colágeno. Os mais presentes (90%) consistem em apenas 3 tipos. Colágeno tipo I e tipo II são encontrados na pele, ossos e tendões; colágeno tipo III também é encontrado nas articulações.

O corpo humano pode produzir a quantidade necessária de colágeno por conta própria. No entanto, depois dos 25 anos, o nível de sua produção natural começa a desacelerar. Este é o momento em que as primeiras rugas podem aparecer, seguidas de artrite. E agora, vamos dar uma olhada nos alimentos ricos em colágeno que devemos comer para evitar que isso aconteça.

Caldo de carne e peixe

Colágeno pronto / Síntese de colágeno

  • Caldo de osso é provavelmente uma das melhores opções dos alimentos ricos em colágeno, porque todos os outros alimentos apenas estimulam a produção de colágeno. Este caldo contém a forma bioativa da proteína que o corpo pode começar a usar imediatamente. Caldo de carne é cheio de colágeno tipo I, que é realmente benéfico para a saúde da pele; caldo de galinha e peru contêm colágeno tipo II que ajuda a função articular. O caldo de osso deve ser consumido todos os dias (180-350 ml).
  • O salmão contém zinco e minerais que estimulam a produção de colágeno. Além disso, suas gorduras omega-3 hidratam a pele, o que ajuda a manter a aparência jovem. É recomendado comer salmão duas  vezes por semana (120-150 ml).

Vegetais verdes e frutas cítricas

Aumento do pró-colágeno / Protege de toxinas

  • Os vegetais verdes são os melhores alimentos ricos em colágeno para prevenir diferentes doenças. Eles também podem impedir uma quebra prematura de colágeno. Todos os vegetais verdes contêm clorofila, que aumenta a quantidade de pró-colágeno na pele. A clorofila protege a pele da radiação UV prejudicial e dos radicais livres, que também levam ao envelhecimento da pele. A quantidade de legumes que você deve comer depende da sua atividade física: quanto mais você se move, mais você pode comer. Se você é ativo por mais de 30 minutos por dia, você pode facilmente comer três tigelas de legumes, se você se mover menos, comer 2,5 tigelas.
  • Citrinos contêm vitamina C,  que ajuda os aminoácidos a produzir prolina. A prolina é um químico necessário para a produção de colágeno. A vitamina C também protege o corpo das toxinas do ambiente. Para obter uma boa dose de vitamina C, você deve comer duas porções de frutas por dia.

Tomate, abacate e bagas

Síntese de colágeno / Previne quebras

  • Tomates contêm licopeno, um antioxidante químico que protege a pele da luz ultravioleta. O licopeno também estimula a síntese de colágeno. Para obter mais de licopeno, você precisa assar o vegetal, e uma opção ainda melhor é escolher o suco de tomate. Você deve beber pelo menos um copo por dia.
  • O abacate é um produto que contém vitamina E, que ajuda a prevenir a degradação do colágeno no corpo. Além disso, o abacate contém gorduras benéficas que são boas para a pele – e o óleo de abacate aumenta a produção de colágeno. Especialistas recomendam comer metade de um abacate, mas tenha cuidado e preste atenção ao modo como seu corpo reage a certos alimentos.
  • Morangos, framboesas, amoras e cranberries contêm ácido elágico, que é necessário ao corpo para evitar a degradação do colágeno causada pela luz UV. As bagas também contêm vitamina C. A porção que você deve ingerir todos os dias depende da sua idade: uma pessoa adulta (acima de 18 anos) pode comer até  70  gramas por dia.

Ovos

Sua dieta não é tudo – seu estilo de vida também importa

Os alimentos ricos em colágeno desta lista certamente podem ajudar no nível necessário da proteína, mas você também deve lembrar que, além da idade, a produção de colágeno é influenciada por:

  • fumar
  • um ambiente sujo
  • luz UV
  • muitos açúcares refinados e alimentos fritos em sua dieta

Como você ajuda a saúde da sua pele? Conte-nos na seção de comentários abaixo!

Continuar lendo

Posts relacionados